FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUA ESPANHOLA
Abstract
Partindo da importância da experiência em sala de aula para formação de professores, o presente trabalho se propõe a refletir sobre os desafios do ensino remoto. Objetivou-se analisar o uso de novas metodologias de ensino de língua espanhola, a adaptação de metodologias já existentes e a importância da aplicação de jogos e outros elementos lúdicos. As análises foram realizadas com base no diário de observações da autora, considerando Fuertes (2011) e Bránez (2013) acerca da importância das observações em sala de aula para a construção da práxis docente; e, Fuentes (2013) quanto à presença do elemento lúdico em classe. Propomos reflexões sobre a formação contínua crítica do docente e o ensino enquanto ferramenta crítica na luta contra as opressões. Os resultados das questões apontam para a necessidade de focar na formação inicial do professor a partir da sala de aula, a partir das vivências em contextos reais de ensino-aprendizagem.
References
ALTET, Marguerite; MHEREB, Maria Teresa. A observação das práticas de ensino efetivas em sala de aula: pesquisa e formação. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1196–1223, 2017. Disponível em:
BARALO, Marta. Adquisición de la gramática de ELE. Español actual: Revista de español vivo, n. 110, p. 33–56, 2018. Disponível em:
BRANÉZ, Leonor Nora Fabián. Observação em sala de aula de LE*: um processo inicial de reflexão crítica? The Especialist, v. 34, n. 2, p. 132-151, 2013. Disponível em:
FREIRE, P. 1970/1987. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
FUENTES, Charo Nevado. El componente lúdico en las clases de ELE. MarcoELE. Revista de Didáctica Español Lengua Extranjera, València, ed. 7, p. 1-14, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/921/92152390006.pdf. Acesso em: 19 out. 2020.
FUERTES, Teresa. La observación de las prácticas educativas como elemento de evaluación y de mejora de la calidad en la formación inicial y continua del profesorado. REDU: Revista de Docencia Universitaria, v. 9, n. 3, p. 237, 2011. Disponível em:
MUNTANÉ , Anna Dalmases. Uso de la gamificación en la enseñanza de ELE. E-eleando: Ele en Red. Serie de monografías y materiales para la enseñanza de ELE, n. 4, p. 1–74, 2017. Disponível em:
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).