INSERÇÃO, RECONHECIMENTO E VISIBILIDADE DE PESQUISADORAS/ES TRANS NO MEIO ACADÊMICO E CIENTÍFICO

Palavras-chave: Transexualidade. Pesquisadoras/es. Reconhecimento. Visibilidade.

Resumo

Nossa sociedade ainda está organizada em uma norma binária. Assim, as existências trans continuam invisibilizadas em diversos espaços, como no campo da pesquisa científica. O objetivo deste texto é discutir, a partir de narrativas de pesquisadoras/es transexuais, as questões referentes à inserção, ao reconhecimento e à visibilidade de pesquisadoras/es trans no meio acadêmico e científico. Foram realizadas entrevistas on-line, com auxílio de um roteiro semiestruturado, com quatro pesquisadoras/es trans brasileiras/os e foi empregada a investigação narrativa para tecer interlocuções. As narrativas foram organizadas em três cenas: Cena narrativa 1: Trajetórias e desafios na escola, na universidade e no trabalho; Cena narrativa 2: Reconhecimento pela academia; Cena narrativa 3: Visibilidade enquanto pesquisadora/pesquisador. Tecer interlocuções com as narrativas e conhecer alguns fatos de suas histórias, tanto de vida como profissional, possibilitou-nos perceber o quanto as existências trans, nesse espaço, estão atravessadas e articuladas por práticas, diferentes experiências e atos de resistência.

Biografia do Autor

Yasmin Teixeira Mello, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda do PPG Educação em Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese).

Joanalira Corpes Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande - Furg

Professora do Instituto de Educação da FURG. Professora do PPG Educação em Ciências. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese).

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Publicado
2021-02-10