A SEXUALIDADE INFANTIL EM QUESTÃO: PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO PARA A CRIANÇA E SEU CORPO
Resumen
Citas
ARIÈS, Phillipe. (1973) História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 1981.
ARAUJO, Alessandra Vanessa Simões. et al. O papel dos pais na educação sexual de adolescentes: uma revisão integrativa. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 13, n. 2, p. 117- 128, 2015. Disponível em: http://periodicos.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2176. Acesso em: 6 set. 2020.
BAKHTIN, Mikhail Mikhailovich. Para uma filosofia do Ato Responsável. Tradução aos cuidados de Valdemir Miotello & Carlos Alberto Faraco. São Paulo: Pedro & João Editores, 2010.
BOCCHI, Aline. Fernandes de Azevedo. O arquivo médico e seus restos: corpos femininos e práticas de resistência. Entremeios: Revista de Estudos do Discurso, v. 19, jul.-dez./2019. Disponível em: http://www.entremeios.inf.br/published/804.pdf. Acesso em 10 set. 2020.
BRASIL. Ministério dos Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Proteção dos Direitos da Criança e Adolescente. Violência contra Crianças e Adolescentes: Análise de Cenários e Propostas de Políticas Públicas / elaboração de Marcia Teresinha Moreschi – Documento eletrônico – Brasília: Ministério dos Direitos Humanos, 2018, 494 p. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/centrais-de-conteudo/crianca-e-adolescente/violencia-contra-criancas-e-adolescentes-analise-de-cenarios-e-propostas-de-politicas-publicas-2.pdf/view Acesso em: 06 set. 2020.
BRASIL. Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em:
https://www.gov.br/mdh/pt-br/centrais-de-conteudo/crianca-e-adolescente/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-versao-2019.pdf Acesso em: 09 set. 2020
CASTRO, Eduardo Viveiros de. O homem nu compreenderá. 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/31861040/O_homem_nu_compreenderá Acesso em: 10 set. 2020.
CIRINO, Oscar. Psicanálise e Psiquiatria com crianças: desenvolvimento ou estrutura. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Educação Sexual"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sexualidade/educacao-sexual.htm. Acesso em 06 set. 2020.
FORMIGONI, Maria Claudia. O que é uma criança para a psicanálise? Considerações sobre a estrutura e o infantil. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC, São Paulo, 2013.
FOUCAULT, Michel. (1976) História da sexualidade I: A vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. Os anormais. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, trad. sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 2006, vol. VII, p. 117-231.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Pontes, 2009.
POSTMAN, Neil. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.
PRATES, Ana Laura. Da fantasia de infância ao infantil na fantasia: a direção do tratamento na psicanálise com crianças. 2006. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
RAGO, Margareth. Foucault, o onanismo e a criança. In: RESENDE, Haroldo (org.) Michel Foucault: o governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
SOBRAL, Adail. Ético e estético. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos-chave. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2005.
SUPLICY, Marta. Conversando sobre sexo. Petrópolis: Edição da Autora, 1991.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).