A SEXUALIDADE INFANTIL EM QUESTÃO: PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO PARA A CRIANÇA E SEU CORPO
Abstract
Investigamos, neste artigo, processos de significação para o corpo da criança e sua sexualidade, constitutivos de diferentes materiais que compõem um corpus analítico, assim descrito: a) a polêmica instaurada em 2017 acerca da performance La Bête, de Wagner Schwartz; b) um episódio da série educativa sobre sexualidade Que corpo é esse?; c) a [1]Educação Sexual como ato responsivo ao direito assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. As análises se alicerçam em princípios da Análise de Discurso e dos Estudos Bakhtinianos, articulados a uma perspectiva histórica crítica. Os resultados confirmam a importância de práticas educativas, centradas na Educação Sexual, que esclareçam às crianças questões relativas ao seu corpo e sua sexualidade, em suas múltiplas e variadas possibilidades, como forma de promover um cuidado de si que possa levar a uma ética/estética da existência.
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