HISTÓRIAS DE VIDAS: REFLEXÕES FORMATIVAS DE EDUCADORAS DE CRIANÇAS PEQUENAS

Resumen

Este artigo versa sobre possibilidades de se trabalhar a história de vida como abordagem narrativa para o processo de formação de professores e pesquisa no âmbito educacional em que os sujeitos pesquisados narram, através da rememoração, o início de suas atividades na docência: seus apreços e desafios nessa etapa permitindo se pensar nos desafios da momento atual. Trata-se de uma revisão de literatura, juntamente com um estudo exploratório, cuja panorâmica perpassa pela entrevista de cunho narrativo com sete professoras da Educação Infantil, cujos contatos aconteceram via e-mail, WhatsApp. Fundamenta-se a pesquisa narrativa com Souza (2007; 2012), histórias de vidas com Goodson (1992; 2017), mobilizando a reflexão sobre a essencialidade da narrativa nas experiências do processo formativo; Larrosa (2006; 1995; 2002) é destacado junto a outros autores a nortear a perspectiva narrativa, colaborando com o desenvolvimento docente na qual constatamos  um processo reflexivo por meio da rememoração de experiências em seus diferentes tempos, espaços e contextos perspectivando uma contínua formação.  

Biografía del autor/a

Maria José de Melo e Alvim Aguiar, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestrado em Gestão de Ensino da Educação Básica- PPGEEB. Universidade Federal do Maranhão (UFMA) -São Luís, Maranhão, Brasil. 

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Graduación en Pedagogía -UFMTPós Graduación Lato Sensu en Psicopedagogía - Faculdades Integradas Jacarepaguá - RJ Maestría en Educación por UQAM - Universite du Quebéc à Montrèal - Canadá Doctorado en Educación por PUC-SP Doctorado en Universidade Católica de Santos - Departamento de UNISANTOS Docente Educación II - Educación Infantil, Formación de Educadores y Psicología Educativa

Maria José Albuquerque Santos, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Pós-Doutora em Educação Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Docente do Programa de Pós Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica- PPGEEB São Luís, Maranhão, Brasil. 

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Publicado
2021-07-22