HISTÓRIAS DE VIDAS: REFLEXÕES FORMATIVAS DE EDUCADORAS DE CRIANÇAS PEQUENAS
Abstract
Este artigo versa sobre possibilidades de se trabalhar a história de vida como abordagem narrativa para o processo de formação de professores e pesquisa no âmbito educacional em que os sujeitos pesquisados narram, através da rememoração, o início de suas atividades na docência: seus apreços e desafios nessa etapa permitindo se pensar nos desafios da momento atual. Trata-se de uma revisão de literatura, juntamente com um estudo exploratório, cuja panorâmica perpassa pela entrevista de cunho narrativo com sete professoras da Educação Infantil, cujos contatos aconteceram via e-mail, WhatsApp. Fundamenta-se a pesquisa narrativa com Souza (2007; 2012), histórias de vidas com Goodson (1992; 2017), mobilizando a reflexão sobre a essencialidade da narrativa nas experiências do processo formativo; Larrosa (2006; 1995; 2002) é destacado junto a outros autores a nortear a perspectiva narrativa, colaborando com o desenvolvimento docente na qual constatamos um processo reflexivo por meio da rememoração de experiências em seus diferentes tempos, espaços e contextos perspectivando uma contínua formação.
References
BOLÍVAR, A. Profissão professor: o itinerário profissional e a construção da escola. Bauru, SP: EDUSC, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais para formação de professores. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1999.
CONNELLY, F.M.; CLANDININ, D. Jean. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, Jorge (Org.). Dejáme que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona: Laertes, 1995.
CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEI/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.
GOODSON, Ivor F. Dar voz ao professor; as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, A., (Org.). Vidas de professores. Porto, Porto Ed. 1992.
GOODSON, Ivor F. A ascensão da narrativa de vida. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de. (Orgs.). Pesquisa Narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: ed. UFSM, 2017.
HERNÁNDEZ, Fernando. Minha trajetória pela perspectiva narrativa da pesquisa em educação. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de. (Orgs.. Pesquisa Narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: ed. UFSM, 2017.
JOSSO, Marie-Christine. Os relatos de histórias de vida como desvelamento dos desafios existenciais da formação e do conhecimento: destinos sócio-culturais e projetos de vida programados na invenção de si. In: SOUZA, Elizeu Clementino; ABRAHÃO, Maria Helena Barreto. (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB. 2016. E-book, ISBN 978-85-397-0874-1.
LARROSA, J. Las paradojas de la autoconciencia. IN: LARROSA, J. et al. Déjame que te cuente - ensayos sobre narrativa y educación. Ed. Laerte. Barcelona, 1995.
LARROSA, Jorge. Notas sobre experiência e os saberes de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, 2002.
LARROSA, J. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascarados. 4ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. 20.ed. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1992.
MARTINS, Raimundo.; TOURINHO, Irene. (Des)arquivar narrativas para construir histórias de vida ouvindo o chão da experiência. Cap. VI. In: MARTINS, Raimundo.; TOURINHO, Irene.; SOUZA, Elizeu Clementino de. (Orgs.). Pesquisa Narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: ed. UFSM, 2017.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8 ed., São Paulo: Hucitec, 2004.
MORAES, Ana Alcidia de Araujo. Histórias de leitura em narrativas de professoras: uma alternativa de formação. Manaus: Ed. da Universidade do Amazonas, 2000.
SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sonia. Buscando o mito nas malhas da razão: uma conversa sobre educação e teoria crítica. In: KRAMER, Sonia. SOUZA, Solange Jobim e. (Orgs). Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa em educação. 1ªed. 2ª imp., São Paulo, Ática, 2003.
SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)biografia, histórias de vida e práticas de formação. In: NASCIMENTO, AD.; HETKOWSKI, TM. (Orgs.). Memória e formação de professores [online]. Salvador: EDUFBA, 2007. ISBN 978-85-232-0484-6. Available from SciELO Books
SOUZA, E, C; ALMEIDA, J, B. Narrar histórias e contar a vida: memórias cotidianas e histórias de vida de educadores baianos. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (auto) biográfica em rede. Natal: Ed. UFRN; Porto alegre: Ed. IPUCRS; Salvador; Ed. UNEB, 2012. p.29-31.
PINEAU, Gaston. As histórias de vida como artes formadoras da existência. Tradução PaulaP. Vicentini. In: SOUZA, Elizeu Clementino; ABRAHÃO, Maria Helena Barreto. (Orgs.). Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS; Salvador: EDUNEB. 2016. E-book, ISBN 978-85-397-0874-1.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).