ENSINO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS PELA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE DISCIPLINAS TÉCNICAS

Resumen

A presente pesquisa tem por objetivo investigar como as habilidades de letramentos e multiletramentos são conduzidas, e se de forma crítica, pelos professores especialistas do ensino técnico. O método utilizado foi descritivo com abordagem qualitativa com os dados aferidos por meio de entrevistas com professores de disciplinas técnicas em uma escola de ensino técnico. Ao final desse processo, a pesquisa apontou a necessidade de formação periódica de professores especialistas do ensino técnico para os letramentos e multiletramentos a fim de propiciar uma maior desenvoltura e criticidade na apropriação da linguagem de seus alunos, bem como a realização de propostas de trabalhos interdisciplinares envolvendo professores de língua portuguesa e professores de especializações técnicas. 

Biografía del autor/a

Paula Almeida Morato de Laet, Centro Paula Souza

Mestra em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza. 

Rodrigo Avella Ramirez, Centro Paula Souza

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (summa cum laude) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) . Mestre em Gestão da Formação Tecnológica pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( CEETEPS).  Professor e Pesquisador no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS.  Professor de Ensino Superior da Fatec- Centro Paula Sousa. Examinador oficial Cambridge Exams. Membro acadêmico do Athens Institute for Education and Research (ATINER) nas unidades de Educação e Línguas e Linguística.

Senira Anie Ferraz Fernandez, Centro Paula Souza

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e Mestre em Educação pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui graduação em Pedagogia Universidade de São Paulo (USP). Professora e Pesquisadora no Programa de Mestrado em Educação Profissional do CEETEPS. 

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Publicado
2022-05-17