ENSINO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO DOCENTE: LETRAMENTOS E MULTILETRAMENTOS PELA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE DISCIPLINAS TÉCNICAS
Abstract
A presente pesquisa tem por objetivo investigar como as habilidades de letramentos e multiletramentos são conduzidas, e se de forma crítica, pelos professores especialistas do ensino técnico. O método utilizado foi descritivo com abordagem qualitativa com os dados aferidos por meio de entrevistas com professores de disciplinas técnicas em uma escola de ensino técnico. Ao final desse processo, a pesquisa apontou a necessidade de formação periódica de professores especialistas do ensino técnico para os letramentos e multiletramentos a fim de propiciar uma maior desenvoltura e criticidade na apropriação da linguagem de seus alunos, bem como a realização de propostas de trabalhos interdisciplinares envolvendo professores de língua portuguesa e professores de especializações técnicas.
References
BAGNO, Marcos. Preconceito Linguístico. – 56 ed. Revista e ampliada – São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BANCO MUNDIAL. PIB a precios actuales: datos sobre las cuentas nacionales del Banco Mundial y archivos de datos sobre cuentas nacionales de la OCDE. Disponível em <https://datos.bancomundial.org/indicador/ny.gdp.mktp.cd?year_high_desc=true> . acesso em 07 jan 2019
BAUER, Martin. W., GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. [tradução de Pedrinho A. Guareschi]. – 7 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
BARTON, David. Literacy: an introduction to ecology of written language. [tradução Guilherme Rios]. Oxford: Blackwell Publishers, 1994.
BECK, Ulrich. Sociedade de Risco: rumo a uma outra modernidade. [tradução Sebastião Nascimento]. – 2. ed., São Paulo: Editora 34, 2011.
SOUZA, Centro Paula. Sobre o Centro Paula Souza. 2020. Disponível em: <https://www.cps.sp.gov.br/sobre-o-centro-paula-souza/>. Acesso em: 25 jan. 2020.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. [tradução Laura Sandroni]. – São Paulo: Global, 2007.
DELGADO-MARTINS, Maria Raquel, RAMALHO, Glória, COSTA, Armanda. Literácia e Sociedade: Contribuições pluridisciplinares. – Lisboa: Caminho, 2000.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. – 7. Ed. Revisada – São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2012.
FORUM, World Economic. Jobs of Tomorrow: Mapping Opportunity in the New Economy. 2020. Disponível em: <http://www3.weforum.org/docs/WEF_Jobs_of_Tomorrow_2020.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2020.
GASQUE, Kelly Cristine Gonçalves. Letramento Informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem – Brasília : Faculdade de Ciência da Informação / Universidade de Brasília, 2012. Disponível em <http://repositorio.unb.br/handle/10482/13025>. Acesso em 15 fev. 2019.
HORELLOU-LAFARGE, Chantal. Sociologia da Leitura. Tradução de Mauro Gama. – Cotia: Ateliê Editorial, 2010.
INAF. INAF: Estudo Especial sobre Alfabestismo e o Mundo do Trabalho. 2016. Disponível em<http://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2016/09/INAFEstudos Especiais_ 2016_Letramento_e_Mundo_do_Trabalho.pdf>. Acesso em 25 jan 2020.
INAF. INAF BRASIL 2018: resultados preliminares. 2018. Disponível em , http://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Inaf2018_Relat%C3%B3rio-Resultados-Preliminares_v08Ago2018.pdf>. Acesso em 25 jan 2020.
JESUS, Carolina Maria. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10. ed. – São Paulo: Ática, 2014.
KLEIMAN, Ângela. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Edunisc, v. 32, n. 53 (2007). Disponível em < https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/242> Acesso em 05 mar 2019.
LAET, Paula Almeida Morato de et al.. O letramento na educação profissional técnica de nível médio: uma revisão da produção acadêmica. In. XIV Workshop de Pós-graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza: Tecnologia, inovação e sustentabilidade: 50 anos de Cursos de Tecnologia no Brasil., São Paulo, 08 - 11 de Outubro de 2019, p.251-260. Disponível em: <http://www.pos.cps.sp.gov.br/files/artigo/file/598/863b4068dd96ef9d539d436318e4ecff.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2020.
LIMA, Rodrigo da Silva. Gêneros textuais no contexto da educação profissional: diretrizes para o ensino. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.Disponível em <https://drive.google.com/file/d/1ez-6jrlrRRUm9JJ3MkwxEUffltjCTEI6/view>. Acesso em 06 abr. 2019.
MENINO, Sérgio Eugenio. Educação Profissional e Tecnológica na Sociedade do Conhecimento. – São Paulo: Centro Paula Souza, 2014.
ONU. Brasil mantém tendência de avanço no desenvolvimento humano, mas desigualdades persistem. ONUBR, 2018. Disponível em <https://nacoesunidas.org/brasil-mantem-tendencia-de-avanco-no-desenvolvimento-humano-desigualdades-persistem/> Acesso em 07 jan 2019.
PACHECO, Eliezer. Perspectivas da educação profissional técnica de nível médio: proposta de diretrizes curriculares nacionais. – São Paulo: Editora Moderna, 2012. Disponível em < http://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2014/06/Perspectivas-da-EPT.pdf>. Acesso em 06 abr. 2019.
PETEROSSI, Helena Gemignani. Subsídios ao Estudo da Educação Profissional e Tecnológica. 2. ed. São Paulo: Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, 2014. (Coleção Fundamentos e Práticas em Educação Profissional e Tecnológica, v. 1)
PETEROSSI, Helena Gemignani, MENINO, Sérgio Eugenio. A formação do formador. – São Paulo: Centro Paula Souza, 2017.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. (tradução de Celina Olga de Souza) – São Paulo: Editora 34, 2009.
PETIT, Michèle. A arte de ler ou como resistir à adversidade. (tradução de Arthur Bueno e Camila Boldrini) – São Paulo: Editora 34, 2010.
QUINELATO, Rosangela. Unicamp 2020:: confira o tema da Redação. 2020. Disponível em: <https://www.blogdovestibular.com/vestibular-2020/tema-redacao-unicamp-2020.html>. Acesso em: 18 jan. 2020.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. – 3. ed.; 4. Reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
RAMOS, M. N. O impacto da educação para o trabalho na sociedade brasileira. Boletim Técnico do Senac, v. 40, n. 3, p. 6-17, 19 dez. 2014.
RIBEIRO, Vera Masagão et al. – Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. – 2ed. – São Paulo: Global, 2004.
RIBEIRO, Vera Masagão et al. - Alfabetismo e letramento no Brasil: 10 anos do INAF – 1ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
RIOS, Guilherme. Representações discursivas do letramento em contextos locais: entre discursos dominantes e dominados. In: Contribuições da análise de discurso crítica no Brasil: uma homenagem à Izabel Magalhães. Campinas: Pontes Editora, 2013.
ROJO, Roxane. Escola Conectada: os multiletramentos e as TICs. – São Paulo: Parábola, 2013.
ROJO, Roxane, BARBOSA, Jacqueline. Hiperconectividade, multiletramentos e gêneros discursivos. – São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
ROJO, Roxane, MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. – São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
STREET, Brian. V. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. [tradução Marcos Bagno]. – 1. ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández, LUCIO; Maria Del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2013.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).