DAS NARRATIVAS DIGITAIS À PRODUÇÃO DE NARRATIVAS ORAIS: MOTIVAÇÕES A PARTIR DO APLICATIVO “INVENTECA”

Resumen

As tecnologias digitais de informação e comunicação tem provocado modificações na forma de comunicação e de relação social, com repercussões nas práticas sociais de leitura e escrita. Diante isso, por meio da junção de diferentes formas de expressão da linguagem, os textos multimodais vinculam o uso de dispositivos digitais ao apresentar novas maneiras de criar e recriar histórias, como os aplicativos de contação de histórias. Por essa razão, tem-se por objetivo descrever situações de produção de textos na oralidade, com crianças em processo de alfabetização, motivadas a partir do aplicativo “Inventeca”. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa-ação com aplicação, acompanhamento e produção de narrativas orais por meio do aplicativo “Inventeca” com crianças do 2.° ano do ensino fundamental. A análise dos dados apoiou-se nos estudos de Soares (2002; 2019), Coscarelli e Ribeiro (2014) sobre letramento digital, de Marcuschi (2010) sobre oralidade. O estudo aponta que a utilização do aplicativo “Inventeca” como um recurso digital trouxe contribuições no processo de produção de narrativas orais, independentemente se a criança se encontra alfabetizada, por possibilitar a produção de textos orais por meio da ludicidade e do processo interativo entre o leitor e o contexto da narrativa.

Biografía del autor/a

Ana Elysa Bastos de Castro, Universidade Federal de Lavras

Pedagoga pela Universidade Federal de Lavras. 

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras

Doutora em educação. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras. 

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Publicado
2021-10-14