AS REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO NO NORDESTE DE VELHO CHICO

  • Daniele Moitinho Dourado Valois Rios Universidade Federal da Bahia
Palavras-chave: Telenovela. Representações. Paradigma Problema-Solução. Autoria.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo investigar como as representações do trabalho foram construídas e narradas na telenovela Velho Chico (REDE GLOBO, 2016, 21h) pelos criadores responsáveis, o autor-roteirista Benedito Ruy Barbosa e o diretor-artístico, Luiz Fernando Carvalho. Parte-se do pressuposto de que tais representações foram elaboradas de maneira a empreender um ponto de vista sobre o Nordeste, tematizando a região como um local de diversidades (naturais, culturais e humanas), de lutas (conflitos de geração, de classe e de busca por consciência política) e de grandes potenciais. A perspectiva teórica e metodológica adotada parte dos conceitos de campo, habitus e trajetória social dos agentes, desenvolvidos por Pierre Bourdieu, em associação com a abordagem problema-solução para a análise textual das telenovelas, a partir das formulações de Michael Baxandall. A investigação busca relacionar as dimensões externas da produção das representações com as dimensões internas das escolhas estilísticas autorais de Barbosa e Carvalho em Velho Chico, com suas tentativas de representar o Nordeste como um local de riquezas, lutas e resgate da brasilidade.

Biografia do Autor

Daniele Moitinho Dourado Valois Rios , Universidade Federal da Bahia

Doutora pelo Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, UFBA. 

Referências

BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros / Michael Baxandall. – São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Trad.: Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
COULDRY, Nick. Media rituals: a critical approach. New York: Taylor and Francis e-Library, 2005.
______; HEPP, Andreas. The Mediated Construction of Reality. Cambridge, UK; Malden, MA: Polity Press, 2017.
DURKHEIM, Émile. Sociologia e Filosofia. – 1.ed. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 1970.
LOPES, Maria Immacolata Vassalo de. Telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. In: Comunicação & Educação, São Paulo, (26): 17 a 34, jan./abr. 2003.
______. Televisões, nações e narrações: para uma revisão das identidades culturais em tempos de globalização. In: REVISTA USP, São Paulo, n.61, p. 30-39, março/maio 2004.
REIS, Sebastiana Lindaura de Arruda; BELLINI, Martha. Representações Sociais: Teoria, Procedimentos Metodológicos e Educação Ambiental. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maringá, v.33, n.2, p. 149-159, 2011.
Publicado
2020-12-22