ABORDAGEM DE DIREITOS HUMANOS E BULLYING NO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Resumen
O Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea em conjunto ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino do Instituto Federal de Mato Grosso, deu início em 2016 a uma pesquisa intitulada Violação dos Direitos Humanos e Bullying no Contexto Escolar: Diagnóstico e proposta de Intervenção com Base no Empoderamento dos Alunos. CAAE: 60165016.0.0000.5165/Número do Parecer: 1.773.781. A pesquisa é qualitativa, com análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (2014-2018) dos seguintes Institutos Federais: IFMT (Mato Grosso), IFMG (Minas Gerais), IFPB (Paraíba), IFSP (São Paulo); com o objetivo de elucidar a concepção de Direitos Humanos e Bullying presentes nos documentos. Como resultado da análise documental, a palavra Bullying não aparece no PDI (2014-2018) do IFMT, IFPB, IFMG e IFSP. A abordagem de Direitos Humanos foi evidenciada no PDI do IFMT 19 (dezenove) vezes. A reformulação dos PDIs está ocorrendo (2019-2023) nos Institutos Federais. Nesse contexto, a autonomia dos Institutos Federais pode ser compreendida como uma potente ferramenta que articula as dimensões: social e política.
Citas
BOGDAN, R.; BIKLEN. S. Investigação qualitativa em educação. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática ( Bullying ). Brasília, 6 de novembro de 2015.
FRAUCHES, C. C.; FAGUNDES, G. M. LDB Anotada e Comentada e Reflexões sobre a Educação Superior. 2. ed. Brasília: 2007.
IFMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), 2014-2018. Minas Gerais: IFMG, 2014. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/portal/acesso-a-informacao/institucional/pdi/. Acesso em:20 de junho de 2019.
IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), 2014-2018. Cuiabá: IFMT, 2014. Disponível em: http://ifmt.edu.br/conteudo/pagina/pdi-2014-2018/. Acesso em: 20 de jun. 2019.
IFPB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Paraíba. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), 2015-2018. João Pessoa: IFPB, 2014. Disponível em: http://editor.ifpb.edu.br/institucional/pdi/PDI_2015_2019.pdf/view/. Acesso em:20 jun. de 2019.
IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), 2014-2018. São Paulo: IFSP, 2013. Disponível em: http://www2.ifsp.edu.br/index.php/documentos-institucionais/pdi.html. Acesso em: 20 jun.de 2019.
LOPEZ, J. R. F. S. Relação entre PDI, identidade institucional e gestão participativa nos Institutos Federais: Desafios e Possibilidades para o Desenvolvimento. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação). Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2015.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000
OLIVEIRA, C., SOUZA, V., OLIVEIRA, F., SILVA, VCG. Violência escolar no Brasil: desafios em curso na educação do século XXI. Anais… Congresso Ibero-Americano em Avaliação Qualitativa, Salamanca, Espanha: CIAIQ, Anais, 2017.
SILVA, T. T.. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015
SILVA, V. C. G. Violência escolar, bullying e violação de Direitos Humanos no cotidiano escolar. (Dissertação) Mestrado em Ensino. Programa de Pós-Graduação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. p. 112f. Cuiabá, 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).