ABORDAGEM DE DIREITOS HUMANOS E BULLYING NO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
Abstract
O Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea em conjunto ao programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino do Instituto Federal de Mato Grosso, deu início em 2016 a uma pesquisa intitulada Violação dos Direitos Humanos e Bullying no Contexto Escolar: Diagnóstico e proposta de Intervenção com Base no Empoderamento dos Alunos. CAAE: 60165016.0.0000.5165/Número do Parecer: 1.773.781. A pesquisa é qualitativa, com análise documental do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (2014-2018) dos seguintes Institutos Federais: IFMT (Mato Grosso), IFMG (Minas Gerais), IFPB (Paraíba), IFSP (São Paulo); com o objetivo de elucidar a concepção de Direitos Humanos e Bullying presentes nos documentos. Como resultado da análise documental, a palavra Bullying não aparece no PDI (2014-2018) do IFMT, IFPB, IFMG e IFSP. A abordagem de Direitos Humanos foi evidenciada no PDI do IFMT 19 (dezenove) vezes. A reformulação dos PDIs está ocorrendo (2019-2023) nos Institutos Federais. Nesse contexto, a autonomia dos Institutos Federais pode ser compreendida como uma potente ferramenta que articula as dimensões: social e política.
References
BOGDAN, R.; BIKLEN. S. Investigação qualitativa em educação. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática ( Bullying ). Brasília, 6 de novembro de 2015.
FRAUCHES, C. C.; FAGUNDES, G. M. LDB Anotada e Comentada e Reflexões sobre a Educação Superior. 2. ed. Brasília: 2007.
IFMG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), 2014-2018. Minas Gerais: IFMG, 2014. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/portal/acesso-a-informacao/institucional/pdi/. Acesso em:20 de junho de 2019.
IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), 2014-2018. Cuiabá: IFMT, 2014. Disponível em: http://ifmt.edu.br/conteudo/pagina/pdi-2014-2018/. Acesso em: 20 de jun. 2019.
IFPB - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Paraíba. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), 2015-2018. João Pessoa: IFPB, 2014. Disponível em: http://editor.ifpb.edu.br/institucional/pdi/PDI_2015_2019.pdf/view/. Acesso em:20 jun. de 2019.
IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), 2014-2018. São Paulo: IFSP, 2013. Disponível em: http://www2.ifsp.edu.br/index.php/documentos-institucionais/pdi.html. Acesso em: 20 jun.de 2019.
LOPEZ, J. R. F. S. Relação entre PDI, identidade institucional e gestão participativa nos Institutos Federais: Desafios e Possibilidades para o Desenvolvimento. Dissertação (Mestrado em Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação). Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2015.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2000
OLIVEIRA, C., SOUZA, V., OLIVEIRA, F., SILVA, VCG. Violência escolar no Brasil: desafios em curso na educação do século XXI. Anais… Congresso Ibero-Americano em Avaliação Qualitativa, Salamanca, Espanha: CIAIQ, Anais, 2017.
SILVA, T. T.. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015
SILVA, V. C. G. Violência escolar, bullying e violação de Direitos Humanos no cotidiano escolar. (Dissertação) Mestrado em Ensino. Programa de Pós-Graduação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. p. 112f. Cuiabá, 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).