PANDEMIA, PANDEMÔNIO E DESAFIOS INICIAIS PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL EM NÍVEL SUPERIOR – ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO VILLA-LOBOS
Resumen
Este artigo apresenta uma análise das condições e as expectativas que envolvem o Ensino Remoto Emergencial - ERE no campo da música, junto ao Instituto Villa-Lobos, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Para o desenvolvimento da análise, retomamos aspectos globais, nacionais e locais referentes à pandemia decorrente do SARS-CoV-2. Busca-se identificar as circunstâncias da crise e, tomando como questão problema compreender os desafios iniciais do ERE, destacam-se os resultados obtidos por meio de um primeiro questionário realizado junto a 296 estudantes de graduação e pós-graduação, sobre suas condições e expectativas, identificando alguns cuidados a serem tomados na gestão do trabalho pedagógico durante o período. Por meio de uma perspectiva hermenêutico-dialética, analisamos as dimensões da vida cotidiana que precisam ser consideradas na retomada dos trabalhos que envolvem a aprendizagem-ensino da música, neste momento ocorrendo de forma remota. O artigo vincula-se à pesquisa O impacto da quarentena na qualidade de vida: diagnóstico e perspectivas para o cotidiano dos professores e estudantes de música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO, que teve como objetivo geral mapear, por meio de levantamento de informações laborais, socioeconômicas e culturais, junto a estudantes e professores do campo da música, na Universidade onde a pesquisa ocorreu, suas condições de trabalho e seu desenvolvimento profissional durante e após o período de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. Este trabalho trata especificamente das relações entre a pandemia e os desafios para o ERE, com a análise de dados obtidos junto aos estudantes.
Citas
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Após a aprovação do artigo serão inseridas as 9 referências documentais, emitidas pela Universidade pesquisada e que poderiam configurar quebra de anonimato.
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