PANDEMIA, PANDEMÔNIO E DESAFIOS INICIAIS PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL EM NÍVEL SUPERIOR – ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO VILLA-LOBOS

Palavras-chave: Pandemia. Ensino Remoto Emergencial. Ensino Superior de Música.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das condições e as expectativas que envolvem o Ensino Remoto Emergencial - ERE no campo da música, junto ao Instituto Villa-Lobos, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Para o desenvolvimento da análise, retomamos aspectos globais, nacionais e locais referentes à pandemia decorrente do SARS-CoV-2. Busca-se identificar as circunstâncias da crise e, tomando como questão problema compreender os desafios iniciais do ERE, destacam-se os resultados obtidos por meio de um primeiro questionário realizado junto a 296 estudantes de graduação e pós-graduação, sobre suas condições e expectativas, identificando alguns cuidados a serem tomados na gestão do trabalho pedagógico durante o período. Por meio de uma perspectiva hermenêutico-dialética, analisamos as dimensões da vida cotidiana que precisam ser consideradas na retomada dos trabalhos que envolvem a aprendizagem-ensino da música, neste momento ocorrendo de forma remota. O artigo vincula-se à pesquisa O impacto da quarentena na qualidade de vida: diagnóstico e perspectivas para o cotidiano dos professores e estudantes de música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO, que teve como objetivo geral mapear, por meio de levantamento de informações laborais, socioeconômicas e culturais, junto a estudantes e professores do campo da música, na Universidade onde a pesquisa ocorreu, suas condições de trabalho e seu desenvolvimento profissional durante e após o período de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. Este trabalho trata especificamente das relações entre a pandemia e os desafios para o ERE, com a análise de dados obtidos junto aos estudantes.  

Biografia do Autor

Andréa Rosana Fetzner, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

Silvia Sobreira, UNIRIO

Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

Felipe Rafael Ribeiro Melo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO

Doutor em Estatística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

Clayton Vetromilla, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO

Doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), professora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

Referências

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Após a aprovação do artigo serão inseridas as 9 referências documentais, emitidas pela Universidade pesquisada e que poderiam configurar quebra de anonimato.
Publicado
2022-03-08