PANDEMIA, PANDEMÔNIO E DESAFIOS INICIAIS PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL EM NÍVEL SUPERIOR – ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO VILLA-LOBOS
Abstract
Este artigo apresenta uma análise das condições e as expectativas que envolvem o Ensino Remoto Emergencial - ERE no campo da música, junto ao Instituto Villa-Lobos, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Para o desenvolvimento da análise, retomamos aspectos globais, nacionais e locais referentes à pandemia decorrente do SARS-CoV-2. Busca-se identificar as circunstâncias da crise e, tomando como questão problema compreender os desafios iniciais do ERE, destacam-se os resultados obtidos por meio de um primeiro questionário realizado junto a 296 estudantes de graduação e pós-graduação, sobre suas condições e expectativas, identificando alguns cuidados a serem tomados na gestão do trabalho pedagógico durante o período. Por meio de uma perspectiva hermenêutico-dialética, analisamos as dimensões da vida cotidiana que precisam ser consideradas na retomada dos trabalhos que envolvem a aprendizagem-ensino da música, neste momento ocorrendo de forma remota. O artigo vincula-se à pesquisa O impacto da quarentena na qualidade de vida: diagnóstico e perspectivas para o cotidiano dos professores e estudantes de música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO, que teve como objetivo geral mapear, por meio de levantamento de informações laborais, socioeconômicas e culturais, junto a estudantes e professores do campo da música, na Universidade onde a pesquisa ocorreu, suas condições de trabalho e seu desenvolvimento profissional durante e após o período de isolamento social causado pela pandemia da Covid-19. Este trabalho trata especificamente das relações entre a pandemia e os desafios para o ERE, com a análise de dados obtidos junto aos estudantes.
References
CHOMSKY, Noam. Rumo à Extinção. Discurso de abertura da reunião do Conselho da Internacional Progressista. Publicado no Portal A Terra é Redonda. 27.09.2020. Disponível em: https://aterraeredonda.com.br/rumo-a-extincao/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=rumo-a-extincao&utm_term=2020-09-28. Acesso em: 5 out. 2020.
IBGE. Cidades e Estados. Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rj/rio-de-janeiro.html. Acesso em: 16 out. 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O Desafio do Connhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14a. Ed. São Paulo: HUCITEC, 2014.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. GOVERNO DO BRASIL. Covid-19 no Brasil. 2020. Disponível em: https://susanalitico.saude.gov.br/extensions/covid-19_html/covid-19_html.html Acesso em: 5 out. 2020
PÉREZ GÓMEZ, Angel I. A aprendizagem escolar: da didática operatória à reconstrução da cultura na sala de aula. In: GIMENO SACRISTÁN, J. e PÉREZ GÓMEZ, A.I. Compreender e Transformar o Ensino. Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. 4a. Ed., Porto Alegre: ArtMed, 1998. p. 53-64.
RAMONET, Ignácio. La Pandemia y el Sistema-Mundo. Le Monde Diplomatique en Espanol diplomatique. Abril, 2020. Disponível em: https://mondiplo.com/la-pandemia-y-el-sistema-mundo. Acesso em: 5 out. 2020.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO RIO DE JANEIRO. Painel Coronavírus. Disponível em: http://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html Acesso em: 26.10.2020
SOUZA, Mariana Barbosa de; HOFF, Tuize Silva Rovere. O governo Temer e a volta do neoliberalismo no Brasil: possíveis consequências na habitação popular. urbe, Rev. Bras. Gest. Urbana, Curitiba, v. 11, e20180023, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-33692019000100256. Acesso em: 26 out. 2020.
UOL. Em gráfico, os 10 países do mundo com mais mortes per capita por covid-10. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/bbc/2020/10/02/grafico-os-10-paises-do-mundo-com-mais-mortes-per-capita-por-covid-19.htm. Acesso em: 5 out. 2020
Após a aprovação do artigo serão inseridas as 9 referências documentais, emitidas pela Universidade pesquisada e que poderiam configurar quebra de anonimato.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).