MAL-ESTAR DOCENTE E A (IM) POSSIBILIDADE DA AUTORREFLEXÃO: UMA PROBLEMÁTICA NOS TEMPOS DE PANDEMIA
Resumen
Este ensaio teórico, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Infância e Teoria Crítica da Universidade Estadual de Londrina, constitui parte da dissertação de mestrado da linha de pesquisa “Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação da respectiva universidade. Objetiva refletir sobre o mal-estar docente ante ao acontecimento da pandemia provocada pela Covid-19 e as imbricações no campo formativo educacional. Sabe-se, contudo, que o mal-estar docente não é algo novo. A pandemia no mundo registrou travessias na educação e formação, principalmente pelo ensino remoto, que alterou o saber na vida de estudantes e professores. A metodologia é uma pesquisa bibliográfica à luz dos fundamentos da Teoria Crítica de Sociedade e, de intérpretes contemporâneos que dialogam com essa base teórica. O desafio está na ação educativa via autorreflexão crítica ante ao vírus que levou crianças, jovens, adultos para casa. O estudo possibilitou a reflexão acerca de caminhos que permitam novos horizontes pedagógicos em favor da vida e do bem-estar de todos.
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