ENTRE AS EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS OCORRÊNCIAS DOS METAPLASMOS: UM ESTUDO DE CASO
Resumen
Neste artigo, apresentamos os resultados oriundos de um trabalho em que objetivamos identificar e classificar os metaplasmos ocorridos em produções orais de alunos da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA) nas aulas de língua portuguesa. Do ponto de vista teórico, este trabalho se apoia em discussões relativas à gramática histórica (CÂMARA JR., 1984; COUTINHO, 1976; DIAS, 2015), dos conceitos de sincronismo e diacronismo propostos por (MILANI, s/a; SAUSSURE, 2006) e, por fim, dos metaplasmos (MILANI, s/a). Na perspectiva metodológica, este estudo se enquadra como um estudo de caso de cunho qualitativo e os instrumentos de coleta de dados forma as entrevistas. Os dados sugerem que ao passar dos anos a língua portuguesa sofre alterações e que os alunos desta modalidade de ensino fazem uso de palavras em que ocorrem metaplasmos em seu cotidiano.
Citas
COUTINHO, Ismael de Lima. Gramática Histórica. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1976.
DIAS, Ana Lourdes Cardoso. Ismael de Lima Coutinho e sua gramática histórica. Mediação. Pires do Rio, v. 10, n. 1, p. 120-134, jan./dez. 2015.
ESTEBAN, Maria Paz Sandin. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010. p. 122-144.
FARACO, Carlos Alberto. Linguística Histórica: uma introdução ao estudo da história das línguas. São Paulo: Ática, 1991.
JOHNSON, David. Classroom-oriented research in second-language learning. In: OMAGGIO HADLEY, A. (Ed.). Research in language learning: Principles, processes, and prospects. Chicago: National Textbook Company, 1995. p. 1-23.
MILANI, Sebastião Elias. Gramática Histórica e Dialetologia do português do Brasil. 2020. No prelo.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luis Gonzaga. Metodologia científica para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
NUNAN, David. Research methods in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2006
YIN, Roberto. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).