ENTRE AS EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS OCORRÊNCIAS DOS METAPLASMOS: UM ESTUDO DE CASO

Resumen

Neste artigo, apresentamos os resultados oriundos de um trabalho em que objetivamos identificar e classificar os metaplasmos ocorridos em produções orais de alunos da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA) nas aulas de língua portuguesa. Do ponto de vista teórico, este trabalho se apoia em discussões relativas à gramática histórica (CÂMARA JR., 1984; COUTINHO, 1976; DIAS, 2015), dos conceitos de sincronismo e diacronismo propostos por (MILANI, s/a; SAUSSURE, 2006) e, por fim, dos metaplasmos (MILANI, s/a). Na perspectiva metodológica, este estudo se enquadra como um estudo de caso de cunho qualitativo e os instrumentos de coleta de dados forma as entrevistas. Os dados sugerem que ao passar dos anos a língua portuguesa sofre alterações e que os alunos desta modalidade de ensino fazem uso de palavras em que ocorrem metaplasmos em seu cotidiano.

Biografía del autor/a

Éderson Saraiva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Professor de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Mestrando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. 

Marco André Franco de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Professor de Língua Inglesa da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Mestre e Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. 

Citas

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Publicado
2021-06-28