ENTRE AS EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS OCORRÊNCIAS DOS METAPLASMOS: UM ESTUDO DE CASO
Abstract
Neste artigo, apresentamos os resultados oriundos de um trabalho em que objetivamos identificar e classificar os metaplasmos ocorridos em produções orais de alunos da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (EAJA) nas aulas de língua portuguesa. Do ponto de vista teórico, este trabalho se apoia em discussões relativas à gramática histórica (CÂMARA JR., 1984; COUTINHO, 1976; DIAS, 2015), dos conceitos de sincronismo e diacronismo propostos por (MILANI, s/a; SAUSSURE, 2006) e, por fim, dos metaplasmos (MILANI, s/a). Na perspectiva metodológica, este estudo se enquadra como um estudo de caso de cunho qualitativo e os instrumentos de coleta de dados forma as entrevistas. Os dados sugerem que ao passar dos anos a língua portuguesa sofre alterações e que os alunos desta modalidade de ensino fazem uso de palavras em que ocorrem metaplasmos em seu cotidiano.
References
COUTINHO, Ismael de Lima. Gramática Histórica. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1976.
DIAS, Ana Lourdes Cardoso. Ismael de Lima Coutinho e sua gramática histórica. Mediação. Pires do Rio, v. 10, n. 1, p. 120-134, jan./dez. 2015.
ESTEBAN, Maria Paz Sandin. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010. p. 122-144.
FARACO, Carlos Alberto. Linguística Histórica: uma introdução ao estudo da história das línguas. São Paulo: Ática, 1991.
JOHNSON, David. Classroom-oriented research in second-language learning. In: OMAGGIO HADLEY, A. (Ed.). Research in language learning: Principles, processes, and prospects. Chicago: National Textbook Company, 1995. p. 1-23.
MILANI, Sebastião Elias. Gramática Histórica e Dialetologia do português do Brasil. 2020. No prelo.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luis Gonzaga. Metodologia científica para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
NUNAN, David. Research methods in language learning. Cambridge: Cambridge University Press, 1992.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2006
YIN, Roberto. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).