EXPRESSÕES ARTÍSTICAS COMO PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO COTIDIANO ESCOLAR

Resumen

O texto apresenta uma prática pedagógica no/do/sobre o cotidiano escolar referente ao processo de planejamento, desenvolvimento e resultados de um projeto interdisciplinar acerca de expressões artísticas de alunos e professores de uma escola pública. Objetivou-se produzir textos literários e históricos; fomentar a arte e a cultura; replicar a prática pedagógica em redes sociais; conhecer o encontro histórico do povo brasileiro. Como método, optou-se por uma análise de caráter exploratório, recorrendo-se a abordagem qualitativa, partindo de fontes bibliográficas, onde buscou-se, na literatura, embasamentos que discutissem a memória e o registro. Na prática cotidiana, recorreu-se a abordagem sóciointeracionista, onde se vê os envolvidos como membros ativos em uma construção participativa do conhecimento. Os resultados alcançados, despertaram para fatores agregados à leitura, escrita, história, artes, cultura material e imaterial ao reconhecer a importância da memória virtual como práticas pedagógicas. Conclui-se que a interação e planejamento dos envolvidos no projeto, contribuíram para o sucesso escolar e consequentemente para ampliar a relação professor aluno.

Biografía del autor/a

Luciana Pascon Forti , Secretaria Estadual de Educação de São Paulo

Pós-Graduada em Libras com ênfase em deficiência auditiva, Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

Mônica Torres Giannini , Secretaria Estadual de Educação de São Paulo

Pós-Graduada em Educação Inclusiva, Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.

Wagner Feitosa Avelino, Faculdade de Americana e Secretaria Estadual de Educação de São Paulo

Doutorando em Educação, Universidade Estadual Paulista.

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Publicado
2021-04-29