EXPRESSÕES ARTÍSTICAS COMO PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO COTIDIANO ESCOLAR
Abstract
O texto apresenta uma prática pedagógica no/do/sobre o cotidiano escolar referente ao processo de planejamento, desenvolvimento e resultados de um projeto interdisciplinar acerca de expressões artísticas de alunos e professores de uma escola pública. Objetivou-se produzir textos literários e históricos; fomentar a arte e a cultura; replicar a prática pedagógica em redes sociais; conhecer o encontro histórico do povo brasileiro. Como método, optou-se por uma análise de caráter exploratório, recorrendo-se a abordagem qualitativa, partindo de fontes bibliográficas, onde buscou-se, na literatura, embasamentos que discutissem a memória e o registro. Na prática cotidiana, recorreu-se a abordagem sóciointeracionista, onde se vê os envolvidos como membros ativos em uma construção participativa do conhecimento. Os resultados alcançados, despertaram para fatores agregados à leitura, escrita, história, artes, cultura material e imaterial ao reconhecer a importância da memória virtual como práticas pedagógicas. Conclui-se que a interação e planejamento dos envolvidos no projeto, contribuíram para o sucesso escolar e consequentemente para ampliar a relação professor aluno.
References
ANTUNES, I. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola, 2010.
BARCA, Isabel. Aula oficina: do projeto à avaliação. In: Para uma educação de qualidade: Atas 1995 da Quarta Jornada de Educação Histórica. Braga, Centro de Investigação em Educação (CIED)/ Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2004.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF: Inep, 2015.
BRASIL. Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008. Disponibilidade em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2008/lei-11645-10-marco-2008-572787-publicacaooriginal-96087-pl.html. Acesso em: 24.nov.2020.
BRASIL. Portaria Normativa Interministerial nº 17, de 24 de Abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação. Disponibilidade em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/mais_educacao.pdf. Acesso em: 14.nov.2020.
CAMÕES, Luís Vaz de: Os Lusíadas. Organizado por Emanuel Paulo Ramos. 2. ed. Lisboa: Porto, 1952.
CARR, Wilfred. Una teoría para la educación: hacia una investigación educativa crítica. Madrid: Morata, 1996.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da USP. 1994.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, São Paulo: Papirus, 2003.
FRANÇA, Jean Marcel Carvalho. A Construção do Brasil no Pensamento Europeu dos Séculos XVI, XVII e XVIII. Acervo, Rio de Janeiro, v. 24 n.º 2, p.7-24, jul-dez 2011. Disponibilidade em: http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/348/348. Acesso em: 03.nov.2020.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GOMES, Cristiano Vinicius de Oliveira. Depois do começo – As composições de Renato Russo: modernidade – uma leitura da identidade cultural da geração dos anos 80. Dissertação de Mestrado em História – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008. 188 f.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KOCH, I. G. V. O texto e a construção dos sentidos. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
LÉRY, Jean. Viagem à Terra do Brasil. Belo Horizonte Itatiaia, São Paulo, EDUSP. 1980.
MACHADO, Vitor Barletta. O longo caminho da interdisciplinaridade. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 7, no. 1, p. 416-432, mai. 2013. Disponibilidade em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/509. Acesso em: 07.nov.2020.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
OLIVEIRA, Sarah Luna de. A exploração simbólica do Brasil em defesa do Império Lusitano: uma análise a das Comemorações Cívicas e da Literatura Escolar Portuguesa (1880- 1960). Tese de Doutoramento em Altos Estudos em História em Época Contemporânea. Universidade de Coimbra, 2014. 326 f
PESSOA, Fernando: Mensagem. Lisboa: Editorial Império, 1934.
PRADO JR., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo: Colônia / Caio Prado Jr.; entrevista Fernando Novais; posfácio Bernardo Ricupero. — São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido de Brasil. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
RUSSO, Renato. “Índios”. Disco: Dois. 1986.
SARAU VIRTUAL: “Nos deram espelhos e vimos um mundo doente”, 2018. Disponibilidade em: <https://www.youtube.com/watch?v=Lk7sbNaOs_E&t=11s > Acesso em: 30.nov.2020.
SÃO PAULO. (ESTADO). Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Diretrizes do Programa Ensino Integral – Escola de Tempo Integral. São Paulo: SEE, 2012. Disponibilidade em: http://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/726.pdf. Acesso em: 27.out.2020.
SCHEMES, Elisa Freitas. A Literatura de Viagem como Gênero literário e como Fonte de Pesquisa. XXVIII Simpósio Nacional de História, Florianópolis/SC, 2015. Disponibilidade em: http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1439245917_ARQUIVO_2.ARTIGOANPUH2015Elisa-Final.pdf. Acesso em: 04.nov.2020.
SCHMIDT, Maria A. & CAINELLI, M. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2006.
STADEN, Hans. Viagem ao Brasil. São Paulo. Martim Claret, 2006.
THEVET, André. As Singularidades da França Antártica. Belo Horizonte, Itatiaia, São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo. 1978.
VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.
VELOSO, Caetano. Um índio. Intérprete: Caetano Veloso. In: VELOSO, Caetano. Bicho. Rio de Janeiro: Polygram, 1977. 1 CD. Faixa 5.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
WILL, Karhen Lola Porfirio. Genocídio Indígena no Brasil. Dissertação de Mestrado em Ciências Jurídico-Políticas. Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal, 2014. 138 f
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).