“A POESIA É PARA COMER”: PERFORMANCE E ESCRITURA, CAMINHOS QUE NOS LEVAM AO CORPO
Resumen
O presente artigo propõe uma reflexão acerca da performance enquanto linguagem artística e a sua relação para com a leitura poética. Os dados analisados são resultados obtidos em uma das oficinas vivenciadas no projeto vinculado ao PROLICEN-UFPB, intitulado “A poesia em sala de aula: trabalhando a linguagem poética nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas de João Pessoa-PB”, durante o ano de 2019. Para aproximar os educandos da língua escrita por intermédio de diferentes formas de criação artística, a oficina consistiu na experiência performática com o poema Bolhas, de Cecília Meireles (2012), em uma turma do 9º ano. A análise é feita a partir das considerações de Zumthor (2018), sobre performance; de Petit (2010), sobre a experiência de ouvir; Cosson (2019) sobre letramento literário; Oliveira (2009) e Spolin (2007) sobre abordagens performáticas. O trabalho apresenta uma análise de experiência de cunho qualitativo, que reflete sobre como a performance e a escritura estão imbricadas no processo de vivência corporal com a oralização do texto poético.
Citas
BARTHES, R. O prazer do texto. Tradução J. Guinsburg. São Paulo: Editora Perspectiva, 2006
BENJAMIN, W. Obras escolhidas. Trad. Sergio Paulo Rouanet. 10ª reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 1996. v. 1: magia e técnica, arte e política.
BONDIA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2002, n.19, pp.20-28.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. BRASIL.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2014.
CHEVALIER, J ; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos. Tradução de Vera da Costa e Silva, Raul de Sá Barbosa, Angela Melim e Lúcia Melim. Rio de Janeiro: José Olympio, 2019.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.
ECO, U. Lector in fabula. Rio de Janeiro: Perspectiva, 2004.
______. O nome da rosa. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini e Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Círculo do Livro, 1989
FERREIRA, N. S. de A. Um estudo das edições de Ou isto ou aquilo, de Cecilia Meireles. Pro-Posições, Campinas-SP, vol. 20 no. 2 May/Aug. 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0103-73072009000200012> Acesso em: 20 set. de 2020.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de. Lígia M. Ponde Vassalo. Petrópolis: Vozes, 1987.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, 1989.
MANGUEL, A. Uma história da leitura. Tradução de Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
MARQUES, I; BRAZIL, F. Arte em questões [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2014.
MEIRELES, C. Ou Isto ou Aquilo. São Paulo: Global, 2012.
NIETZSCHE, F. A gaia ciência. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
OLIVEIRA, E. K. Corpo a corpo com o texto literário. 2009. 167 f. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2009.
PAULINO, G; COSSON, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: Escola e literatura: velha crise, novas alternativas. Org: Regina Zilberman e Tania Rosing. São Paulo: Global, 2009.
PETIT, M. A arte de ler ou como resistir a adversidade. Tradução Arthur Bueno e Camila Boldrini. São Paulo: Editora 34, 2010.
PINHEIRO, H. Poesia na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2018.
SOARES, M. A escolarização da leitura literária. In Aracy Evangelista et al. (Org.), A escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE, 1999.
SPOLIN, V. Jogos Teatrais para a sala de aula: um manual para o professor. Tradução de Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Perspectiva, 2007.
ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. Tradução de Jerusa Pires Ferreira, Maria Lúcia Diniz Pochat, Maria Inês de Almeida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
______. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Ubu editora, 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).