HÁBITO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO CONSUMO DE MÍDIA SOBRE OS PRODUTOS E SERVIÇOS DO SEBRAE TOCANTINS
Resumen
Investigar os hábitos de consumo de mídia é o primeiro passo para um bom planejamento de comunicação. É fundamental conhecer o cliente com o qual se deseja comunicar e quais os canais mais favoráveis para direcionar os esforços da assessoria de imprensa, bem como os investimentos em publicidade e marketing. Neste artigo será possível visualizar os meios de comunicação que estão na preferência dos pequenos negócios no Tocantins quando estes buscam informações sobre os produtos e serviços do Sebrae. Este artigo demonstra que a pesquisa na comunicação empresarial é essencial para direcionar e otimizar esforços e investimentos, apresentar as tendências em relação aos novos canais de comunicação, diminuir as incertezas e riscos visando ampliar o grau de assertividade na tomada das decisões.
Citas
BUENO, W. D. C. A comunicação como inteligência empresarial competitiva. In: Kunsch, M. M. K. Comunicação Organizacional:histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, v. 1, 2009. 387 p. ISBN 978-85-02-08313-4.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, v. 1, 2003.
DUARTE, J.; MONTEIRO, G. Potencializando a comunicação nas organizações. IN: Kunsch, M. M. K. Comunicação Organizacional: linguagem, gestão e perspectivas. São Paulo: Saraiva, v. 2, 2009. 359 p. ISBN 978-85-02-08314-1.
HUBBARD, D. W. Como mensurar qualquer coisa encontrando o valor do que é intangível nos negócios. Tradução de Ebréia de Castro Alves. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2015. 376 p. ISBN 978-85-7303-841-5.
KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação. São Paulo: Summus, 2003.
KUNSCH, M. M. K. Comunicação Organizacional: histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, v. 1, 2009. 387 p. ISBN 9788502083134.
SANTIAGO, P. Mapa da comunicação brasileira. Brasília: FSB Comunicações, 2013. 100 p. ISBN 978-85-99776-04-9.
SEBRAE-TO. Pesquisa Necessidades dos Clientes - Sebrae. Sebrae-TO. Palmas, p. 224. 2016.
SEBRAE-TO. Observatório em Números - Sebrae Tocantins. Palmas. 2017.
SECOM, P. D. R. S. E. D. C.-. Pesquisa brasileira de mídia 2016: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2016. 126 p. ISBN 978-85-85142-60-5.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).