HÁBITO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO CONSUMO DE MÍDIA SOBRE OS PRODUTOS E SERVIÇOS DO SEBRAE TOCANTINS
Abstract
Investigar os hábitos de consumo de mídia é o primeiro passo para um bom planejamento de comunicação. É fundamental conhecer o cliente com o qual se deseja comunicar e quais os canais mais favoráveis para direcionar os esforços da assessoria de imprensa, bem como os investimentos em publicidade e marketing. Neste artigo será possível visualizar os meios de comunicação que estão na preferência dos pequenos negócios no Tocantins quando estes buscam informações sobre os produtos e serviços do Sebrae. Este artigo demonstra que a pesquisa na comunicação empresarial é essencial para direcionar e otimizar esforços e investimentos, apresentar as tendências em relação aos novos canais de comunicação, diminuir as incertezas e riscos visando ampliar o grau de assertividade na tomada das decisões.
References
BUENO, W. D. C. A comunicação como inteligência empresarial competitiva. In: Kunsch, M. M. K. Comunicação Organizacional:histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, v. 1, 2009. 387 p. ISBN 978-85-02-08313-4.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, v. 1, 2003.
DUARTE, J.; MONTEIRO, G. Potencializando a comunicação nas organizações. IN: Kunsch, M. M. K. Comunicação Organizacional: linguagem, gestão e perspectivas. São Paulo: Saraiva, v. 2, 2009. 359 p. ISBN 978-85-02-08314-1.
HUBBARD, D. W. Como mensurar qualquer coisa encontrando o valor do que é intangível nos negócios. Tradução de Ebréia de Castro Alves. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2015. 376 p. ISBN 978-85-7303-841-5.
KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação. São Paulo: Summus, 2003.
KUNSCH, M. M. K. Comunicação Organizacional: histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, v. 1, 2009. 387 p. ISBN 9788502083134.
SANTIAGO, P. Mapa da comunicação brasileira. Brasília: FSB Comunicações, 2013. 100 p. ISBN 978-85-99776-04-9.
SEBRAE-TO. Pesquisa Necessidades dos Clientes - Sebrae. Sebrae-TO. Palmas, p. 224. 2016.
SEBRAE-TO. Observatório em Números - Sebrae Tocantins. Palmas. 2017.
SECOM, P. D. R. S. E. D. C.-. Pesquisa brasileira de mídia 2016: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2016. 126 p. ISBN 978-85-85142-60-5.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).