O PAPEL DA HABILIDADE METALINGUÍSTICA DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM EM LEITURA E ESCRITA

  • Leyciane Lima Oliveira Secretaria Estadual de Educação-SEDUC
  • Francisco Edviges Albuquerque UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Resumen

Este artigo é o resultado de uma pesquisa realizada com um grupo de estudantes, do 6º e 7º anos, do Ensino Fundamental que apresentaram dificuldades de aprendizagem relacionadas às práticas de linguagem de leitura e escrita, no contexto das aulas de Língua Portuguesa. A partir dos escritos dos estudantes identificamos as demandas de aprendizagem e analisamos os equívocos ortográficos mensurando a habilidade metalinguística de consciência fonológica como déficit de aprendizado. Diante desses resultados, concluímos que estratégias de ensino com ênfase no desenvolvimento Metalinguístico centradas no uso da Metacognição, que é refletir sobre o próprio conhecimento, são necessárias para que estudantes com dificuldades de aprendizagem tenham progresso nos saberes pertinentes às práticas de linguagem de leitura e escrita.

Biografía del autor/a

Leyciane Lima Oliveira, Secretaria Estadual de Educação-SEDUC

Mestra em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional – ProfLetras, Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína (2018). Professora de Língua Portuguesa da Educação Básica da rede Estadual e Municipal de Ensino em Palmas-Tocantins.

Francisco Edviges Albuquerque, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007). Pós-Doutor pela Universidade de Brasília-UnB (2013). Professor Associado I da Universidade Federal do Tocantins, Docente da Graduação em Letras, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL) e Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), campus Araguaína. Coordenador do Laboratório de Línguas Indígenas/Araguaína Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas com Povos Indígenas-NEPPI/Araguaína.

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Publicado
2020-11-30