O IMPACTO DE UMA MUDANÇA NO QUOTIDIANO ESCOLAR: A EDUCAÇÃO INTEGRAL E O TEMPO

Resumen

Este artigo tem por finalidade discutir o tempo como elemento da Educação Integral no Estado do Tocantins e o impacto da Lei nº 2.810 de 26 de dezembro de 2013 para o quotidiano de uma comunidade escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa participante, que observou os integrantes da equipe gestora pelo período de 01 (um) ano. Para a coleta de dados foram utilizados o caderno de campo, a observação participante e a análise documental, que neste caso, foi o Projeto Político Pedagógico (PPP), no ano de 2015. O período referenciado vai de 2013 a 2015. Alguns dos referenciais teóricos utilizados foram Gadotti (2009), Moll (2012), Ribeiro (2009), Brandão (1999),). Os resultados sugerem que a Educação Integral, no Brasil e no Estado está centrada no fator tempo; que a infraestrutura é primordial para o sucesso da Educação Integral, e que é necessária uma política de formação para professores, especificamente, em Educação Integral.

Biografía del autor/a

Ana Cláudia Martins Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Letras: Ensino de Línguas e Literatura (PPGL/UFT). Professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado Educação Juventude e Esportes.

Daniela Patrícia Ado Maldonado, UNEST

Pós-doutorado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora e Coordenadora do Núcleo de Orientação Psicológica e Educacional (NOPE), na União Educacional de Ensino Superior do Médio Tocantins (UNEST), de Paraíso do Tocantins.

Jocyleia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora associada III da Fundação Universidade Federal do Tocantins, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFT/CAPES. Coordenadora local do Doutorado em Educação PGDEA/Educanorte. Coord. Local do PROCAD AMAZONIA/UFT/CAPES/UFRN.

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Publicado
2020-11-30