A FORMAÇÃO DO LEITOR RESPONSIVO E A MEDIAÇÃO DE LEITURA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discutir a importância da mediação de leitura para a formação do leitor responsivo, e intenta contribuir para o ensino de Língua Portuguesa. Para se discutir o enfoque da Linguística Aplicada foram utilizados como referência os estudos de Moita Lopes (2006), que discute aspectos da Linguística Aplicada; as concepções de leitura e do leitor responsivo em Batista-Santos (2018); a linguagem na perspectiva dialógica em Bakhtin (2003); a mediação da leitura em Rego (1995) e a compreensão do professor letrador em Bortoni-Ricardo (2013). A pesquisa se fundamenta em abordagem qualitativa, com opção metodológica por pesquisa bibliográfica. O aprofundamento na temática em questão se deu por meio de leituras, análises e reflexões acerca da produção bibliográfica concernente ao tema. Conclui-se com esse trabalho, que a mediação da leitura é fundamental para a formação do leitor responsivo, constituindo assim, uma instrumentalização dinâmica para o ensino de Língua Portuguesa.

Biografía del autor/a

Zukleia Pereira Cabral Cipriano, Unitins

Graduada em Pedagogia (UEG), Administração Pública (UFT) e Letras (FAFIBE). Especialista em Língua Portuguesa (FJC). Cursa Graduação em Direito (UNITINS) e Especialização em Direito Civil (IBRA). Mestra em Letras (UFT).

Luzani Cardoso Barros, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Pedagogia (UNEB). Especialista em Conselhos Escolares (UFC). Mestra em Desenvolvimento Regional (UFT).

Citas

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula – 10. Ed. – Joinville, SC: Editora Univille, 2015. 155 p.

ARAÚJO, Daniela Galvão. Linguística como ciência. VARIEDADES -LINGUAGEM JURÍDICA. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/59571/linguistica-como-ciencia. Publicado em 08/2017. Acesso em: 15 ago. 2019.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

______. (V. N. VOLOCHINOV) [1929]. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2004.

BATISTA-SANTOS, Dalve Oliveira. Prática dialógica de leitura na universidade: uma contribuição para a formação do leitor responsivo e do professor letrador. (Tese de Doutorado). Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, Brasil, 2018. p. 248.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro. Os doze trabalhos de Hércules do oral para o escrito. São Paulo: Parábola editorial, 2013.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: 1988. 23. ed.

Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2004. 80 p. (textos básicos, 34).

______. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 18 jan. 2018.

______. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. 562p.

______. Lei nº 9.394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

______. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais Secretaria de Educação Fundamental. / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p.

BRASÍLIA. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014.

CIPRIANO, Zukleia P.C. A Linguística Aplicada: da Prática Inicial ao Pós-Modernismo. Revista Humanidades e Inovação v.5, n. 3 – 2018. Disponível em: file:///C:/Users/ZUKLEIA%20CABRAL/Desktop/ENVIAR%20CARLOS/ARTIGO%20LINGUÍSTICA%20APLICADA.pdf. Acesso em: 16 set. 2019.

COSTA, Marta Morais da. Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: Ibpex, 2007.

DENZIN, N.; LINCOLN, Y. (Org.). O planejamento da Pesquisa Qualitativa: Teorias e abordagens. 2. ed. Tradução: Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmed, 2006. 432 p.

GOODMAN, K. S. Reading: a Psycholinguistic Guesssing Game. In: GUNDERSON, D. (Ed.). Language and reading. Washisngto, D. C., Center for Appliend Linguistics, 1970.

KATO, M. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

KLEIMAN, A. B. Abordagens da leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 13-22, 2004.

MELLO, S.A. (1999). Algumas Implicações Pedagógicas da Escola de Vygotsky para a Educação Infantil. Pro-Posições, Campinas, v.10, n.1, 16 – 27.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed., São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 2000.

MOITA LOPES, L.P. (1994). Pesquisa Interpretativista em Linguística Aplicada: a linguagem como condição e solução. In: DELTA, Vol 10, nº 2, p. 329-338.

_______. (Org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

MORO, Eliane L. da S.; ESTABEL, Lizandra B. (Org.). Mediadores de Leitura na Bibliodiversidade. Porto Alegre: EVANGRAF/SEAD/UFRGS, 2012. p. 41-63.

PERINI, Mário A. Sobre língua, linguagem e Linguística: uma entrevista com Mário A. Perini. ReVEL. Vol. 8, n. 14, 2010. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br]. Disponível em: http://www.revel.inf.br/files/entrevistas/revel_14_entrevista_perini.pdf. Acesso em: 19 set. 2019.

PONTECORVO, Clotilde. Discutir, argumentar e pensar na escola. O adulto como regulador da aprendizagem. In: PONTECORVO, C.; AJELLO, A. M.; ZUCCHERMAGLIO, C. Discutindo se aprende: interação social, conhecimento e escola. Porto Alegre: Artmed, 2005b. p. 65-88.

REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural na educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

SUGAYAMA, A. M. Múltiplas leituras: novas perspectivas teóricas e metodológicas para um letramento literário. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontífica Universidade Católica. São Paulo: PUC, 2017, 290f.

YUNES, Eliana. Tecendo um leitor: uma rede de fios cruzados. Curitiba: Aymará, 2009.

Publicado
2020-11-30