A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E A ESTRUTURAÇÃO DE PROCESSOS COGNITIVOS NA BNCC DO ENSINO FUNDAMENTAL: A CIDADE COMO OBJETO DE CONHECIMENTO

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Progressão de Habilidades. Ensino de Cidade.

Resumo

O presente trabalho é resultado da pesquisa de mestrado desenvolvida na Universidade Federal do Tocantins (2018 e 2020). Esta investigação busca refletir sobre a relevância e a estruturação do ensino de Geografia na Educação Básica. Neste processo é fundamental apresentar como, no ensino de Geografia, se desenvolvem processos de aprendizagem e explicitar como está organizado o desenvolvimento de processos cognitivos, segundo as proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), destacando a progressão de habilidades relacionadas ao ensino de cidade na BNCC do ensino fundamental. A metodologia adotada guiou-se pela revisão bibliográfica e análise documental de temáticas relacionadas ao ensino de Geografia, processos de construção de aprendizagens e da análise da BNCC como documento normativo para a estruturação do currículo. Este estudo evidencia a relevância do ensino de Geografia e apresenta a estrutura do processo de construção da aprendizagem em Geografia (relacionada ao objeto de conhecimento cidade) segundo proposições da BNCC.

Biografia do Autor

Afonso Vieira Ferreira, Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado do Tocantins SEDUC-TO

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), professor efetivo da rede estadual de ensino do estado do Tocantins (Seduc–TO).

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Publicado
2020-11-30