A FORMAÇÃO DOCENTE NA TEMÁTICA DAS CULTURAS E HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS:
DIÁLOGOS NECESSÁRIOS
Resumen
: O presente texto relata a experiência de uma formação continuada denominada Formação de Professores na Temática das Culturas e História dos Povos Indígenas que ocorreu no mês de abril de 2016 e com previsão de término em setembro de 2016. O curso, cujo público-alvo era composto de professores da educação básica da rede pública de todas as áreas do conhecimento, teve como objetivo central contribuir para o cumprimento da Lei 11.645 – que garante o ensino de história e cultura indígena nas escolas brasileiras –, por intermédio da formação docente. A proposta do curso foi planejada em cinco módulos com atividades a serem realizadas na plataforma Moodle e com cinco encontros presenciais na Universidade Federal de Minas Gerais. Como um dos requisitos de avaliação final do curso foi sugerida a elaboração de uma proposta didático-pedagógica para o nível de atuação do docente, a qual deveria ser relatada em formato de artigo.
Palavras-chaves: Formação docente; Culturas e história dos povos indígenas; Educação.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).