A FORMAÇÃO DOCENTE NA TEMÁTICA DAS CULTURAS E HISTÓRIA DOS POVOS INDÍGENAS:

DIÁLOGOS NECESSÁRIOS

  • Alexandre Gomes Soares Universidade de São Paulo

Resumen

: O presente texto relata a experiência de uma formação continuada denominada Formação de Professores na Temática das Culturas e História dos Povos Indígenas que ocorreu no mês de abril de 2016 e com previsão de término em setembro de 2016. O curso, cujo público-alvo era composto de professores da educação básica da rede pública de todas as áreas do conhecimento, teve como objetivo central contribuir para o cumprimento da Lei 11.645 – que garante o ensino de história e cultura indígena nas escolas brasileiras –, por intermédio da formação docente. A proposta do curso foi planejada em cinco módulos com atividades a serem realizadas na plataforma Moodle e com cinco encontros presenciais na Universidade Federal de Minas Gerais. Como um dos requisitos de avaliação final do curso foi sugerida a elaboração de uma proposta didático-pedagógica para o nível de atuação do docente, a qual deveria ser relatada em formato de artigo.

Palavras-chaves: Formação docente; Culturas e história dos povos indígenas; Educação.

Publicado
2017-11-07