RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO AULA EM CASA
Resumen
O presente texto traz o relato de experiência de um projeto desenvolvido por uma escola pública municipal durante a suspensão das aulas presenciais em virtude da crise sanitária instalada pela Pandemia do vírus SARS-CoV-2. Os alunos desta rede municipal tiveram acesso a aulas transmitidas via canais de televisão e internet, porém, diagnóstico realizado pela equipe da escola apontou que muitos alunos não tinham acesso aos conteúdos escolares transmitidos por essa via, o que levou a equipe a desenvolver um projeto de entrega de material escolar apostilado aos alunos enquanto, paralelamente, as professoras também utilizavam recursos digitais como vídeos encaminhados através de aplicativos de comunicação e páginas de redes sociais, complementar aos conteúdos trabalhados nas aulas transmitidas pela televisão. A coleta de dados foi realizada através de uma roda de conversa com a gestora da escola, a pedagoga, seis professoras e duas assistentes administrativas, com duração de duas horas. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica da análise de conteúdo temático-categorial. O êxito do projeto deu destaque a escola, inclusive nos meios de comunicação, pela grande adesão dos alunos e seus responsáveis, e pelo caráter inovador da proposta.
Citas
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC). Pesquisa Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. Informe nº 01. Disponibilidade em: < https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1#:~:text=Pesquisa%3A%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20escolar%20em%20tempos,professoras%2Fes%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1sica&text=No%20Brasil%2C%2081%2C9%25,de%2039%20milh%C3%B5es%20de%20pessoas.>. Acesso em: 29 set. 2020
GATTI, Bernadete e ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, Wivian e PFAFF, Nicolle (organizadoras). Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação. RJ: Vozes, 2013.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. (Coleção Temas básicos de educação e ensino)
MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, n.1, v.23, p. 98-106, jan.-jun. 2014. Disponibilidade em:
NÓVOA, Antonio. Três bases para um novo modelo de formação. Revista Nova Escola: Gestão Escolar. Edição 27, 01 de setembro de 2013. Disponibilidade em: < https://gestaoescolar.org.br/conteudo/182/tres-bases-para-um-novo-modelo-de-formacao>. Acesso em: 29 set. 2020
SEVERINO, Antonio Joaquim. O projeto político pedagógico: a saída para a escola. Revista de Educação AEC, Brasília, v. 27, n. abr./ju 1998, p. 81-91, 1998.
WELLER, Wivian e PFAFF, Nicolle. Pesquisa qualitativa em Educação: origens e desenvolvimento. In: WELLER, Wivian e PFAFF, Nicolle (organizadoras). Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação. RJ: Vozes, 2013.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).