RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO AULA EM CASA
Abstract
O presente texto traz o relato de experiência de um projeto desenvolvido por uma escola pública municipal durante a suspensão das aulas presenciais em virtude da crise sanitária instalada pela Pandemia do vírus SARS-CoV-2. Os alunos desta rede municipal tiveram acesso a aulas transmitidas via canais de televisão e internet, porém, diagnóstico realizado pela equipe da escola apontou que muitos alunos não tinham acesso aos conteúdos escolares transmitidos por essa via, o que levou a equipe a desenvolver um projeto de entrega de material escolar apostilado aos alunos enquanto, paralelamente, as professoras também utilizavam recursos digitais como vídeos encaminhados através de aplicativos de comunicação e páginas de redes sociais, complementar aos conteúdos trabalhados nas aulas transmitidas pela televisão. A coleta de dados foi realizada através de uma roda de conversa com a gestora da escola, a pedagoga, seis professoras e duas assistentes administrativas, com duração de duas horas. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica da análise de conteúdo temático-categorial. O êxito do projeto deu destaque a escola, inclusive nos meios de comunicação, pela grande adesão dos alunos e seus responsáveis, e pelo caráter inovador da proposta.
References
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC). Pesquisa Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. Informe nº 01. Disponibilidade em: < https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1#:~:text=Pesquisa%3A%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20escolar%20em%20tempos,professoras%2Fes%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1sica&text=No%20Brasil%2C%2081%2C9%25,de%2039%20milh%C3%B5es%20de%20pessoas.>. Acesso em: 29 set. 2020
GATTI, Bernadete e ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, Wivian e PFAFF, Nicolle (organizadoras). Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação. RJ: Vozes, 2013.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. (Coleção Temas básicos de educação e ensino)
MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, n.1, v.23, p. 98-106, jan.-jun. 2014. Disponibilidade em:
NÓVOA, Antonio. Três bases para um novo modelo de formação. Revista Nova Escola: Gestão Escolar. Edição 27, 01 de setembro de 2013. Disponibilidade em: < https://gestaoescolar.org.br/conteudo/182/tres-bases-para-um-novo-modelo-de-formacao>. Acesso em: 29 set. 2020
SEVERINO, Antonio Joaquim. O projeto político pedagógico: a saída para a escola. Revista de Educação AEC, Brasília, v. 27, n. abr./ju 1998, p. 81-91, 1998.
WELLER, Wivian e PFAFF, Nicolle. Pesquisa qualitativa em Educação: origens e desenvolvimento. In: WELLER, Wivian e PFAFF, Nicolle (organizadoras). Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação. RJ: Vozes, 2013.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).