RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO AULA EM CASA

Palavras-chave: Educação. Aula em Casa. Inovação. Pandemia.

Resumo

O presente texto traz o relato de experiência de um projeto desenvolvido por uma escola pública municipal durante a suspensão das aulas presenciais em virtude da crise sanitária instalada pela Pandemia do vírus SARS-CoV-2. Os alunos desta rede municipal tiveram acesso a aulas transmitidas via canais de televisão e internet, porém, diagnóstico realizado pela equipe da escola apontou que muitos alunos não tinham acesso aos conteúdos escolares transmitidos por essa via, o que levou a equipe a desenvolver um projeto de entrega de material escolar apostilado aos alunos enquanto, paralelamente, as professoras também utilizavam recursos digitais como vídeos encaminhados através de aplicativos de comunicação e páginas de redes sociais, complementar aos conteúdos trabalhados nas aulas transmitidas pela televisão. A coleta de dados foi realizada através de uma roda de conversa com a gestora da escola, a pedagoga, seis professoras e duas assistentes administrativas, com duração de duas horas. A análise dos dados foi realizada utilizando a técnica da análise de conteúdo temático-categorial. O êxito do projeto deu destaque a escola, inclusive nos meios de comunicação, pela grande adesão dos alunos e seus responsáveis, e pelo caráter inovador da proposta.

Biografia do Autor

Nayana Cristina Teles, ICET/UFAM

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP, ICET/UFAM. 

Leslye Anne Monteiro Moutinho, Secretaria Municipal de Educação de Manaus

Mestranda em Ciências da Educação pela Unida Universidad, SEMED/Manaus. 

Referências

CASASSUS, Juan. A escola e a desigualdade. Brasília: Plano, 2002.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC). Pesquisa Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. Informe nº 01. Disponibilidade em: < https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1#:~:text=Pesquisa%3A%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20escolar%20em%20tempos,professoras%2Fes%20da%20Educa%C3%A7%C3%A3o%20B%C3%A1sica&text=No%20Brasil%2C%2081%2C9%25,de%2039%20milh%C3%B5es%20de%20pessoas.>. Acesso em: 29 set. 2020

GATTI, Bernadete e ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, Wivian e PFAFF, Nicolle (organizadoras). Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação. RJ: Vozes, 2013.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. (Coleção Temas básicos de educação e ensino)

MOURA, Adriana Ferro; LIMA, Maria Glória. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Revista Temas em Educação, João Pessoa, n.1, v.23, p. 98-106, jan.-jun. 2014. Disponibilidade em: . Acesso em: 16 set. 2020

NÓVOA, Antonio. Três bases para um novo modelo de formação. Revista Nova Escola: Gestão Escolar. Edição 27, 01 de setembro de 2013. Disponibilidade em: < https://gestaoescolar.org.br/conteudo/182/tres-bases-para-um-novo-modelo-de-formacao>. Acesso em: 29 set. 2020

SEVERINO, Antonio Joaquim. O projeto político pedagógico: a saída para a escola. Revista de Educação AEC, Brasília, v. 27, n. abr./ju 1998, p. 81-91, 1998.

WELLER, Wivian e PFAFF, Nicolle. Pesquisa qualitativa em Educação: origens e desenvolvimento. In: WELLER, Wivian e PFAFF, Nicolle (organizadoras). Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação. RJ: Vozes, 2013.
Publicado
2022-03-08