PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA SOB O OLHAR DE PROFESSORAS, FAMÍLIAS E CRIANÇAS

Resumen

Este artigo busca refletir sobre as práticas pedagógicas na educação infantil em tempos de pandemia, sob o olhar das professoras das turmas maternal I e II, famílias e criança da Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitória (UEIPTV), localizada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tomando por base os relatos desses sujeitos no Webinário Experiências de professoras, crianças e seus familiares em tempos de distanciamento social, promovido pelo Grupo de Pesquisa Educação Infantil e Desenvolvimento Humano da UFAL. As reflexões pautam-se nas experiências e impactos da pandemia no desenvolvimento das crianças e relação escola–família, mediante uma tecedura com os documentos legais da educação infantil, e de pesquisadores que discutem a educação infantil no contexto atual, trazendo a importância do olhar acolhedor para as famílias e crianças; apontando-se, assim,  a contribuição das brincadeiras e interação para o fortalecimento de vínculos entre escola–família–criança e desenvolvimento das crianças.

 

Biografía del autor/a

Aline da Silva Ferreira Aderne, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFAL. Especialista em Docência na Educação Infantil e em Gestão Pública Municipal. 
Thainy Kléia da Silva Lira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa: Educação Infantil e Desenvolvimento Humano (GPEIDH/UFAL).
Surama Angélica da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Grupo de Pesquisa: Educação Infantil e Desenvolvimento Humano (GPEIDH/UFAL). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFAL.

Citas

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Publicado
2022-03-04