PEGAGOGIA DO POSSÍVEL EM UMA REALIDADE EXCLUDENTE
Resumen
Este relato de experiência aborda as experiências de uma professora inserida na educação infantil em cenário pandêmico, que impôs novas formas de construção do conhecimento. O objetivo é compartilhar as vivências, elencando as dificuldades, desafios, reflexões e aprendizado diante de uma realidade inimaginável. Em atividades remotas, buscam-se as metodologias ativas, práticas pedagógicas dialogadas, lúdicas, portanto, uma pedagogia do possível. O relato foi possível devido às atividades propostas e devolutivas dessas atividades pelas crianças/famílias. As metodologias de ensino são voltadas para as brincadeiras, os diversos gêneros textuais: histórias infantis, biografia, poema, parlendas, receitas, dança, músicas, jogos. Nessa dinâmica, são essenciais fantasia, a criatividade, a oralidade. As conclusões direcionam aos acontecimentos referentes às políticas educacionais desenvolvidas pelo munícipio, decisões que legitimaram a exclusão. A importância das interações com as crianças/famílias, respeitando o emocional, o tempo, o contexto familiar, sendo decisivas no desenvolvimento das atividades remotas.
Citas
BARBOSA, Ivone Garcia; SILVEIRA, Telma Aparecida Teles Martins; SOARES, Marcos Antônio. A BNCC da Educação Infantil e suas contradições: regulação versus autonomia. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, p. 77-90, jan/mai, 2019. Disponível em:
CÓRIA-SABINI, Maria Aparecida; LUCENA, Regina Ferreira de. Jogos e brincadeiras na educação infantil. 6ªed., Campinas, São Paulo: Papirus, 2012.
FRANCO, Blaudina; LOLLO, José Carlos. O menino que queria ir. Birigui: Terra do saber, 2018.
FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Vygotsky e Bakhtin psicologia e educação: um intertexto. 3ª ed., São Paulo: Ática, 1996.
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