PEGAGOGIA DO POSSÍVEL EM UMA REALIDADE EXCLUDENTE
Abstract
Este relato de experiência aborda as experiências de uma professora inserida na educação infantil em cenário pandêmico, que impôs novas formas de construção do conhecimento. O objetivo é compartilhar as vivências, elencando as dificuldades, desafios, reflexões e aprendizado diante de uma realidade inimaginável. Em atividades remotas, buscam-se as metodologias ativas, práticas pedagógicas dialogadas, lúdicas, portanto, uma pedagogia do possível. O relato foi possível devido às atividades propostas e devolutivas dessas atividades pelas crianças/famílias. As metodologias de ensino são voltadas para as brincadeiras, os diversos gêneros textuais: histórias infantis, biografia, poema, parlendas, receitas, dança, músicas, jogos. Nessa dinâmica, são essenciais fantasia, a criatividade, a oralidade. As conclusões direcionam aos acontecimentos referentes às políticas educacionais desenvolvidas pelo munícipio, decisões que legitimaram a exclusão. A importância das interações com as crianças/famílias, respeitando o emocional, o tempo, o contexto familiar, sendo decisivas no desenvolvimento das atividades remotas.
References
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