A APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE À DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES
Resumen
Os retrocessos causados pelo sombrio cenário político atual se agravam com a pandemia da Covid-19, dificultando o acesso à educação pelas classes populares. Buscando amortizar o impacto causado pela pandemia àqueles que enfrentam barreiras para acessar o conhecimento, objetivou-se que estudantes universitários, a partir da sensibilização e da percepção das dificuldades do outro, cooperassem para que o processo de ensino-aprendizagem reduzisse os efeitos da desigualdade de oportunidades educacionais no contexto da Covid-19. Para isso, desenvolvemos um estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação, tendo como participantes 53 estudantes de uma universidade do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que os debates acerca das desigualdades de oportunidades e da alteridade fizeram os alunos perceberem as dificuldades do outro e que o trabalho colaborativo possibilita a superação de parte dos desafios encontrados. Conclui-se que o trabalho em conjunto favorece o processo de ensino-aprendizagem.
Citas
ARRUDA, A. O Ambiente natural e seus habitantes no imaginário brasileiro. In: ARRUDA, A. (org.). Representando a alteridade. 2ª edição. Petrópolis: Vozes, 2002. p.17-46.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, v. 70, p. 279, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
HAESBAERT, R. Reflexões geográficas em tempos de pandemia. Espaço e Economia. Revista brasileira de geografia econômica, n. 18, 2020.
JODELET, D. A Alteridade como produto e processo psicossocial. In: ARRUDA, A. (org.). Representando a alteridade. 2ª edição. Petrópolis: Vozes, 2002. p.47-68.
JOVCHELOVITCH, S. Re(des)cobrindo o outro – Para um entendimento da alteridade na Teoria das representações sociais, In: ARRUDA, A. (org.). Representando a alteridade. 2ª edição. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 69-82.
MENEZES-FILHO, N.; OLIVEIRA, Al. P. A Contribuição da Educação para a Queda da Desigualdade de Renda per Capita no Brasil. Insper, Policy Paper, v. 9, 2014.
PENA, M. A. C.; MATOS, D. A. S.; COUTRIM, R. M. E. Percurso de estudantes cotistas: ingresso, permanência e oportunidades no ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 25, n. 1, p. 27-51, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000100027&tlng=pt. Acesso em: 20 maio 2020.
PIAGET, J. Problemas de psicologia genética. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
PIAGET, J. Development and learning. In: LAVATELLY, C. S.; STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972. (Tradução em: http://www.ufrgs.br/faced/slomp/edu01136/piaget-d.htm).
RIBEIRO, C. A. Costa. Quatro décadas de mobilidade social no Brasil. Dados, v. 55, n. 3, p. 641-679, 2012.
SANTOS, B. S. La cruel pedagogía del virus. Ediciones AKAL, 2020.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos avançados, v. 2, n. 2, p. 46-71, 1988.
SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
SAVIANI, D. EDUCAÇÃO ESCOLAR, CURRÍCULO E SOCIEDADE: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento-revista de educação, Submissões, n. 4, ago. 2016. ISSN 23593296. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575/18710. Acesso em: 20 jan. 2020.
SOUZA, I.; AZEVEDO, R. R. Estudo, estudar, ser estudante no Ensino Superior: condições gerais imanentes e contexto socioeconômico cultural das classes populares. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 16, p. 112-136, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6515. Acesso em: 20 maio 2020.
THIOLLENT, M. A inserção da pesquisa-ação no contexto da extensão universitária. Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida: Ideias e Letras, p. 151-65, 2006.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
TOLEDO, R. F.; JACOBI, P. R. Pesquisa-Ação e Educação: Compartilhando princípios na construção de conhecimentos e no fortalecimento comunitário para o enfrentamento de problemas. Educação & Sociedade, v. 34, n. 122, p. 155-173. Campinas, jan./mar., 2013.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517. Acesso em: 10 set. 2019.
VALDES, R. B. et al. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina Ribeirão Preto Online, v. 47, n. 3, p. 293-300. Ribeirão Preto, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/journal/2176-7262. Acesso em: 03 jun. 2020.
YAZBEK, M. C.; RAICHELIS, R.; SANT’ANA, R. Questão social, trabalho e crise em tempos de pandemia. Serviço Social & Sociedade, n. 138, p. 207-213, 2020.
ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, p. 226-237, 2006.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).