A APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 FRENTE À DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES
Abstract
Os retrocessos causados pelo sombrio cenário político atual se agravam com a pandemia da Covid-19, dificultando o acesso à educação pelas classes populares. Buscando amortizar o impacto causado pela pandemia àqueles que enfrentam barreiras para acessar o conhecimento, objetivou-se que estudantes universitários, a partir da sensibilização e da percepção das dificuldades do outro, cooperassem para que o processo de ensino-aprendizagem reduzisse os efeitos da desigualdade de oportunidades educacionais no contexto da Covid-19. Para isso, desenvolvemos um estudo qualitativo do tipo pesquisa-ação, tendo como participantes 53 estudantes de uma universidade do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que os debates acerca das desigualdades de oportunidades e da alteridade fizeram os alunos perceberem as dificuldades do outro e que o trabalho colaborativo possibilita a superação de parte dos desafios encontrados. Conclui-se que o trabalho em conjunto favorece o processo de ensino-aprendizagem.
References
ARRUDA, A. O Ambiente natural e seus habitantes no imaginário brasileiro. In: ARRUDA, A. (org.). Representando a alteridade. 2ª edição. Petrópolis: Vozes, 2002. p.17-46.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições, v. 70, p. 279, 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
HAESBAERT, R. Reflexões geográficas em tempos de pandemia. Espaço e Economia. Revista brasileira de geografia econômica, n. 18, 2020.
JODELET, D. A Alteridade como produto e processo psicossocial. In: ARRUDA, A. (org.). Representando a alteridade. 2ª edição. Petrópolis: Vozes, 2002. p.47-68.
JOVCHELOVITCH, S. Re(des)cobrindo o outro – Para um entendimento da alteridade na Teoria das representações sociais, In: ARRUDA, A. (org.). Representando a alteridade. 2ª edição. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 69-82.
MENEZES-FILHO, N.; OLIVEIRA, Al. P. A Contribuição da Educação para a Queda da Desigualdade de Renda per Capita no Brasil. Insper, Policy Paper, v. 9, 2014.
PENA, M. A. C.; MATOS, D. A. S.; COUTRIM, R. M. E. Percurso de estudantes cotistas: ingresso, permanência e oportunidades no ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 25, n. 1, p. 27-51, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772020000100027&tlng=pt. Acesso em: 20 maio 2020.
PIAGET, J. Problemas de psicologia genética. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
PIAGET, J. Development and learning. In: LAVATELLY, C. S.; STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972. (Tradução em: http://www.ufrgs.br/faced/slomp/edu01136/piaget-d.htm).
RIBEIRO, C. A. Costa. Quatro décadas de mobilidade social no Brasil. Dados, v. 55, n. 3, p. 641-679, 2012.
SANTOS, B. S. La cruel pedagogía del virus. Ediciones AKAL, 2020.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos avançados, v. 2, n. 2, p. 46-71, 1988.
SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
SAVIANI, D. EDUCAÇÃO ESCOLAR, CURRÍCULO E SOCIEDADE: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Movimento-revista de educação, Submissões, n. 4, ago. 2016. ISSN 23593296. Disponível em: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32575/18710. Acesso em: 20 jan. 2020.
SOUZA, I.; AZEVEDO, R. R. Estudo, estudar, ser estudante no Ensino Superior: condições gerais imanentes e contexto socioeconômico cultural das classes populares. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 16, p. 112-136, 2016. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/6515. Acesso em: 20 maio 2020.
THIOLLENT, M. A inserção da pesquisa-ação no contexto da extensão universitária. Pesquisa participante: a partilha do saber. Aparecida: Ideias e Letras, p. 151-65, 2006.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-Ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
TOLEDO, R. F.; JACOBI, P. R. Pesquisa-Ação e Educação: Compartilhando princípios na construção de conhecimentos e no fortalecimento comunitário para o enfrentamento de problemas. Educação & Sociedade, v. 34, n. 122, p. 155-173. Campinas, jan./mar., 2013.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517. Acesso em: 10 set. 2019.
VALDES, R. B. et al. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina Ribeirão Preto Online, v. 47, n. 3, p. 293-300. Ribeirão Preto, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/journal/2176-7262. Acesso em: 03 jun. 2020.
YAZBEK, M. C.; RAICHELIS, R.; SANT’ANA, R. Questão social, trabalho e crise em tempos de pandemia. Serviço Social & Sociedade, n. 138, p. 207-213, 2020.
ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, p. 226-237, 2006.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).