POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO (TDICs)
Resumen
As medidas adotadas devido à pandemia de Covid-19 intensificaram um processo que já havia se iniciado: a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) para ensinar no século XXI. No presente artigo elencamos e indicamos ferramentas gratuitas e de utilização no cotidiano para práticas de ensino em ambientes virtuais. Utilizamos como base teórica alguns autores, como: Gomez (2004), educação em rede; Mattar (2014), rede social em educação; Levy (2010), inteligência coletiva e; Garcia (2020) para os desafios encontrados pelos professores durante o isolamento social. Elucidamos a importância das TDICs, desde a escolha correta da tecnologia até a promoção e construção de um ambiente de trocas do conhecimento no ambiente virtual. Assim, professor e estudante conseguirão, juntos, superar as dificuldades impostas, pelo isolamento social, à educação.
Citas
ALVES, Elaine Jesus; DA SILVA, Bento Duarte. APRENDER “COM” A TECNOLOGIA: O uso do Facebook no processo de aprendizagem e interação de curso online. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 658-669, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p658. Acesso em: 10 de julho de 2020.
ALVES, José Matias; CABRAL, Ilídia; COSTA, João. Ensinar e aprender em tempo de COVID-19: entre o caos e a redenção. 2020.
ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações. Brasil tem 236,2 milhões de linhas móveis em janeiro de 2018. Disponível em: https://www.anatel.gov.br/dados/destaque-1/283-brasil-tem-236-2-milhoes-de-linhas-moveis-em-janeiro-de-2018 . Acesso em: 29/09/2020.
ARAB NEWS. WhatsApp comes in handy for students and teachers. Disponível em:http://www.arabnews.com/news/540941?page=1. Acesso em: 15 de julho de 2020.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, Especial, p. 1059-1083, out., 2007.
BRASIL. Painel Coronavírus. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 30 de setembro de 2020.
BURKI, Talha Khan. Coronavirus in China. The Lancet. Respiratory Medicine, v. 8, n. 3, p. 238, 2020.
CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal et al. A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. e30953151-e30953151, 2020.
CAMPOS, Nathielly de Sousa et al. Lições aprendidas em uma experiência de utilização do Facebook como Arquitetura Pedagógica de apoio a um curso em regime Blended Course. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 17, n. 34, p. 75–93, jul. 2012.
CANI, Josiane Brunetti et al. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, v. 6, n. 1, p. 23-39, 2020.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. Editora Paz e Terra, 2018.
CHEN, Jieliang. Pathogenicity and transmissibility of 2019-nCoV—a quick overview and comparison with other emerging viruses. Microbes and infection, 2020.
COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. # FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020.
DAMASCENO, Rogério JA; ANDRADE, M. N.; LIMA, J. O. A Resistência do professor diante das Novas Tecnologias. Acesso em, v. 28, p. 20, 2010. (CONSERTAR TETXO)
DORNELES, Darlan Machado; CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento. A formação do professor para o uso das TICs em sala de aula: uma discussão a partir do projeto piloto UCA no Acre. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 71-87, dez. 2012. ISSN 1983-3652. (AJEITAR REFE NO TXT)
FACEBOOK. Facebook Newsroom: Company Info. Disponível em: http://newsroom.fb.com/ company-info/. Acesso: 20 de agosto de 2020.
FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Coleção Papirus Educação) 1ª Ed., Papirus, São Paulo, 2012.
FERREIRA, Cláudia Aparecida Avelar; PENA, Felipe Gouvêa. O uso da tecnologia no combate ao covid-19: uma pesquisa documental/The use of technology in the combat of covid-19: a documentary research. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 27315-27326, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Freire, 2002.
GAMA, José Antonio Aguiar et al. “NÓS SOMOS AS REDES”: REFLEXÕES SOBRE O USO DAS REDES SOCIAIS NA ESCOLA. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 9, p. 184-193, 2020.
GARCIA, L. M. M.; FERREIRA, M. J. A. A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo / cooperati vo. Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia, 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 de agosto de 2020.
GOEDERT, Lidiane; ARNDT, Klalter Bez Fontana. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Criar Educação, v. 9, n. 2, p. 104-121, 2020.
GOMES, Luis Fernando. EAD no Brasil: perspectivas e desafios. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) [online], v. 18, n. 1, p. 13–22, mar. 2013
GOMEZ, M.; V.; Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004. (Guia da escola cidadã, v.11).
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativas da população residente no brasil e unidades da federação com data de referência em 1º de julho de 2017. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?=&t=resultados . Acesso em: 29/09/2020.
KAIESKI, Naira; GRINGS, Jacques Andre; FETTER, Shirlei Alexandra. Um estudo sobre as possibilidades pedagógicas de utilização do WhatsApp. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, n. 2, 2015
KENSKI, Vani Moreira. Educação e comunicação: interconexões e convergências. Educação & Sociedade, v. 29, n. 104, p. 647-665, 2008.
LÉVY, PIERRE. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010. 272 p.
LÉVY, Pierre. Inteligência coletiva (A). Edições Loyola, 2007.
LIMA, Ana Lúcia D’Império; ROSENDO, Rosi. Séries finais do ensino fundamental: o papel das TIC na etapa mais desafiadora do ensino básico. In: CETIC. BR. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2013. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014.
MACIEL, W. L.; LIMA, C. M. D. DE. O uso da tecnologia como facilitadora para resolução de atividades extraclasse. Diversitas Journal, v. 5, n. 1, p. 566-580, 13 jan. 2020. Disponível em: file:///C:/Users/rober/Downloads/1021-Texto%20do%20artigo%20com%20identifica%C3%A7%C3%A3o%20dos%20autores-4033-2-10-20200129.pdf. Acesso em 29/09/2020.
MATTAR, João. Design educacional: educação a distância na prática. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.
MATTAR, João. YouTube na educação: o uso de vídeos em EaD. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2009.
Ministério da Educação (2020).Portaria nº 343, de 17 de Março de 2020 que Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19.MEC Disponível em: https://www.mec.gov.br/ Acesso: 25 de julho de 2020.
MORAN, J. M. Como utilizar a Internet na educação. Ci. Inf., BrasÍlia, v. 26, n. 2, maio, 1997.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (Org.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
MORAN, José Manuel. Contribuições para uma pedagogia da educação online. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa, v. 4, p. 41-52, 2003.
MOREIRA, Darlinda; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Orientações práticas para a comunicação síncrona e assíncrona em contextos educativos digitais. 2020.
MOREIRA, J. A.; JUNUÁRIO, S. Redes sociais e educação: Reflexões acerca do Facebook enquanto espaço de aprendizagem. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edmea (Org.). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB, p. 67-84, 2014.
NOTA TÉCNICA N.º 1/2020/PG-EBS/IOC-FIOCRUZ. Embasamento técnico e sugestões para ações de promoção da saúde ambiental e estratégias educacionais para mitigar as iniquidades no acesso à Educação Básica no Brasil no contexto da pandemia de COVID-19. Disponível em: http://www.fiocruz.br/ioc/media/nota_tecnica_n01_2020_pgebs_ioc_fiocruz.pdf . Acesso em: 29/09/2020.
NUNES, Lucyene Lopes da Silva Todesco et al. Educação em rede: tendências tecnológicas e pedagógicas na sociedade em rede. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 3, n. 2, p. 197-212, 2016.
OLIVEIRA, Alexandre Barbosa de et al. Organização emergencial da rede de atenção à saúde no estado do Rio de Janeiro para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19): nota técnica conjunta de pesquisadores da UFRJ, UERJ e Fiocruz. 2020.
Organização Mundial da Saúde (2020). Coronavirus disease 2019 (COVID-19): Situation Report –51. OMS. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10 Acesso: 02 de agosto de 2020.
PIMENTA, Danilo Rodrigues. A filosofia posta em imagens de Albert Camus. PROMETEUS FILOSOFIA, v. 11, n. 26, 2018.
Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020 - Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19.
PLANA, Mar Gutiérrez et al. Improving learners’ reading skills through instant short messages: A sample study using WhatsApp. 4th World CALL Conference, Glasgow, 10-13 julho, 2013
POSSOLLI, Gabriela Eyng; DO NASCIMENTO, Gabriel Lincoln; DA SILVA, Juliana Ollé Mendes. A utilização do Facebook no contexto acadêmico: o perfil de utilização e as contribuições pedagógicas e para educação em saúde. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, n. 1, 2015.
POSSOLLI, Gabriela Eyng; DO NASCIMENTO, Gabriel Lincoln; DA SILVA, Juliana Ollé Mendes. A utilização do Facebook no contexto acadêmico: o perfil de utilização e as contribuições pedagógicas e para educação em saúde. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, n. 1, 2015.
RAMBE, Patient; BERE, Aaron. Using mobile instant messaging to leverage learner participation and transform pedagogy at a South African University of Technology. British Journal of Educational Technology, Volume 44, Número 3, 2013.
RIDLEY, Mark. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus-o COVID-191!.
ROCHA, Rita de Cássia Machado da et al. Educação em Rede e possíveis contribuições para a Doação de Órgãos. 2016. Tese de Doutorado.
ROSA,2013;
SABOIA, Juliana; VARGAS, PL de; VIVA, MA de A. O uso dos dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem no meio virtual. Revista Cesuca Virtual: conhecimento sem fronteiras, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2013.
SIEMENS, G. Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. International Journal of Instructional Technology & Distance Learning (ITDL). [S. I], v.2, n.1, 2005.
SOUZA, C.; SIMON, R. M. REDES SOCIAIS E MOOCs: ANÁLISE DE MÍDIAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM REDE. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, XI, p. 313-327, 2014. Florianópolis. Anais do XI ESUD.
Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (2020). Suspensão das aulas e resposta à COVID-19.
VALENTE, José Armando. A comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. UNIFESO-Humanas e Sociais, v. 1, n. 01, p. 141-166, 2014.
VELAVAN, T. P.; MEYER, C. G. La epidemia de COVID-19. Trop Med Int Health, 2020.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
WHATSAPP. Disponível em:<http://www.whatsapp.com>.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).