POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO (TDICs)
Abstract
As medidas adotadas devido à pandemia de Covid-19 intensificaram um processo que já havia se iniciado: a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) para ensinar no século XXI. No presente artigo elencamos e indicamos ferramentas gratuitas e de utilização no cotidiano para práticas de ensino em ambientes virtuais. Utilizamos como base teórica alguns autores, como: Gomez (2004), educação em rede; Mattar (2014), rede social em educação; Levy (2010), inteligência coletiva e; Garcia (2020) para os desafios encontrados pelos professores durante o isolamento social. Elucidamos a importância das TDICs, desde a escolha correta da tecnologia até a promoção e construção de um ambiente de trocas do conhecimento no ambiente virtual. Assim, professor e estudante conseguirão, juntos, superar as dificuldades impostas, pelo isolamento social, à educação.
References
ALVES, Elaine Jesus; DA SILVA, Bento Duarte. APRENDER “COM” A TECNOLOGIA: O uso do Facebook no processo de aprendizagem e interação de curso online. Revista Observatório, v. 5, n. 4, p. 658-669, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p658. Acesso em: 10 de julho de 2020.
ALVES, José Matias; CABRAL, Ilídia; COSTA, João. Ensinar e aprender em tempo de COVID-19: entre o caos e a redenção. 2020.
ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações. Brasil tem 236,2 milhões de linhas móveis em janeiro de 2018. Disponível em: https://www.anatel.gov.br/dados/destaque-1/283-brasil-tem-236-2-milhoes-de-linhas-moveis-em-janeiro-de-2018 . Acesso em: 29/09/2020.
ARAB NEWS. WhatsApp comes in handy for students and teachers. Disponível em:http://www.arabnews.com/news/540941?page=1. Acesso em: 15 de julho de 2020.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, Especial, p. 1059-1083, out., 2007.
BRASIL. Painel Coronavírus. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 30 de setembro de 2020.
BURKI, Talha Khan. Coronavirus in China. The Lancet. Respiratory Medicine, v. 8, n. 3, p. 238, 2020.
CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal et al. A tutoria na educação à distância em tempos de COVID-19: orientações relevantes. Research, Society and Development, v. 9, n. 5, p. e30953151-e30953151, 2020.
CAMPOS, Nathielly de Sousa et al. Lições aprendidas em uma experiência de utilização do Facebook como Arquitetura Pedagógica de apoio a um curso em regime Blended Course. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 17, n. 34, p. 75–93, jul. 2012.
CANI, Josiane Brunetti et al. Educação e covid-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, v. 6, n. 1, p. 23-39, 2020.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. Editora Paz e Terra, 2018.
CHEN, Jieliang. Pathogenicity and transmissibility of 2019-nCoV—a quick overview and comparison with other emerging viruses. Microbes and infection, 2020.
COUTO, Edvaldo Souza; COUTO, Edilece Souza; CRUZ, Ingrid de Magalhães Porto. # FIQUEEMCASA: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID-19. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 200-217, 2020.
DAMASCENO, Rogério JA; ANDRADE, M. N.; LIMA, J. O. A Resistência do professor diante das Novas Tecnologias. Acesso em, v. 28, p. 20, 2010. (CONSERTAR TETXO)
DORNELES, Darlan Machado; CHAVES, Lindinalva Messias do Nascimento. A formação do professor para o uso das TICs em sala de aula: uma discussão a partir do projeto piloto UCA no Acre. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 71-87, dez. 2012. ISSN 1983-3652. (AJEITAR REFE NO TXT)
FACEBOOK. Facebook Newsroom: Company Info. Disponível em: http://newsroom.fb.com/ company-info/. Acesso: 20 de agosto de 2020.
FANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. Coleção Papirus Educação) 1ª Ed., Papirus, São Paulo, 2012.
FERREIRA, Cláudia Aparecida Avelar; PENA, Felipe Gouvêa. O uso da tecnologia no combate ao covid-19: uma pesquisa documental/The use of technology in the combat of covid-19: a documentary research. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 27315-27326, 2020.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Freire, 2002.
GAMA, José Antonio Aguiar et al. “NÓS SOMOS AS REDES”: REFLEXÕES SOBRE O USO DAS REDES SOCIAIS NA ESCOLA. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 9, p. 184-193, 2020.
GARCIA, L. M. M.; FERREIRA, M. J. A. A rede social Facebook enquanto ferramenta de suporte ao ensino colaborativo / cooperati vo. Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia, 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 de agosto de 2020.
GOEDERT, Lidiane; ARNDT, Klalter Bez Fontana. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Criar Educação, v. 9, n. 2, p. 104-121, 2020.
GOMES, Luis Fernando. EAD no Brasil: perspectivas e desafios. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) [online], v. 18, n. 1, p. 13–22, mar. 2013
GOMEZ, M.; V.; Educação em rede: uma visão emancipadora. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2004. (Guia da escola cidadã, v.11).
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estimativas da população residente no brasil e unidades da federação com data de referência em 1º de julho de 2017. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9103-estimativas-de-populacao.html?=&t=resultados . Acesso em: 29/09/2020.
KAIESKI, Naira; GRINGS, Jacques Andre; FETTER, Shirlei Alexandra. Um estudo sobre as possibilidades pedagógicas de utilização do WhatsApp. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, n. 2, 2015
KENSKI, Vani Moreira. Educação e comunicação: interconexões e convergências. Educação & Sociedade, v. 29, n. 104, p. 647-665, 2008.
LÉVY, PIERRE. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010. 272 p.
LÉVY, Pierre. Inteligência coletiva (A). Edições Loyola, 2007.
LIMA, Ana Lúcia D’Império; ROSENDO, Rosi. Séries finais do ensino fundamental: o papel das TIC na etapa mais desafiadora do ensino básico. In: CETIC. BR. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2013. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2014.
MACIEL, W. L.; LIMA, C. M. D. DE. O uso da tecnologia como facilitadora para resolução de atividades extraclasse. Diversitas Journal, v. 5, n. 1, p. 566-580, 13 jan. 2020. Disponível em: file:///C:/Users/rober/Downloads/1021-Texto%20do%20artigo%20com%20identifica%C3%A7%C3%A3o%20dos%20autores-4033-2-10-20200129.pdf. Acesso em 29/09/2020.
MATTAR, João. Design educacional: educação a distância na prática. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014.
MATTAR, João. YouTube na educação: o uso de vídeos em EaD. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2009.
Ministério da Educação (2020).Portaria nº 343, de 17 de Março de 2020 que Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19.MEC Disponível em: https://www.mec.gov.br/ Acesso: 25 de julho de 2020.
MORAN, J. M. Como utilizar a Internet na educação. Ci. Inf., BrasÍlia, v. 26, n. 2, maio, 1997.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (Org.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
MORAN, José Manuel. Contribuições para uma pedagogia da educação online. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa, v. 4, p. 41-52, 2003.
MOREIRA, Darlinda; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Orientações práticas para a comunicação síncrona e assíncrona em contextos educativos digitais. 2020.
MOREIRA, J. A.; JUNUÁRIO, S. Redes sociais e educação: Reflexões acerca do Facebook enquanto espaço de aprendizagem. In: PORTO, Cristiane; SANTOS, Edmea (Org.). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar [online]. Campina Grande: EDUEPB, p. 67-84, 2014.
NOTA TÉCNICA N.º 1/2020/PG-EBS/IOC-FIOCRUZ. Embasamento técnico e sugestões para ações de promoção da saúde ambiental e estratégias educacionais para mitigar as iniquidades no acesso à Educação Básica no Brasil no contexto da pandemia de COVID-19. Disponível em: http://www.fiocruz.br/ioc/media/nota_tecnica_n01_2020_pgebs_ioc_fiocruz.pdf . Acesso em: 29/09/2020.
NUNES, Lucyene Lopes da Silva Todesco et al. Educação em rede: tendências tecnológicas e pedagógicas na sociedade em rede. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 3, n. 2, p. 197-212, 2016.
OLIVEIRA, Alexandre Barbosa de et al. Organização emergencial da rede de atenção à saúde no estado do Rio de Janeiro para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19): nota técnica conjunta de pesquisadores da UFRJ, UERJ e Fiocruz. 2020.
Organização Mundial da Saúde (2020). Coronavirus disease 2019 (COVID-19): Situation Report –51. OMS. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10 Acesso: 02 de agosto de 2020.
PIMENTA, Danilo Rodrigues. A filosofia posta em imagens de Albert Camus. PROMETEUS FILOSOFIA, v. 11, n. 26, 2018.
Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020 - Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19.
PLANA, Mar Gutiérrez et al. Improving learners’ reading skills through instant short messages: A sample study using WhatsApp. 4th World CALL Conference, Glasgow, 10-13 julho, 2013
POSSOLLI, Gabriela Eyng; DO NASCIMENTO, Gabriel Lincoln; DA SILVA, Juliana Ollé Mendes. A utilização do Facebook no contexto acadêmico: o perfil de utilização e as contribuições pedagógicas e para educação em saúde. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, n. 1, 2015.
POSSOLLI, Gabriela Eyng; DO NASCIMENTO, Gabriel Lincoln; DA SILVA, Juliana Ollé Mendes. A utilização do Facebook no contexto acadêmico: o perfil de utilização e as contribuições pedagógicas e para educação em saúde. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, n. 1, 2015.
RAMBE, Patient; BERE, Aaron. Using mobile instant messaging to leverage learner participation and transform pedagogy at a South African University of Technology. British Journal of Educational Technology, Volume 44, Número 3, 2013.
RIDLEY, Mark. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus-o COVID-191!.
ROCHA, Rita de Cássia Machado da et al. Educação em Rede e possíveis contribuições para a Doação de Órgãos. 2016. Tese de Doutorado.
ROSA,2013;
SABOIA, Juliana; VARGAS, PL de; VIVA, MA de A. O uso dos dispositivos móveis no processo de ensino e aprendizagem no meio virtual. Revista Cesuca Virtual: conhecimento sem fronteiras, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2013.
SIEMENS, G. Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. International Journal of Instructional Technology & Distance Learning (ITDL). [S. I], v.2, n.1, 2005.
SOUZA, C.; SIMON, R. M. REDES SOCIAIS E MOOCs: ANÁLISE DE MÍDIAS PARA UMA EDUCAÇÃO EM REDE. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, XI, p. 313-327, 2014. Florianópolis. Anais do XI ESUD.
Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (2020). Suspensão das aulas e resposta à COVID-19.
VALENTE, José Armando. A comunicação e a educação baseada no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação. UNIFESO-Humanas e Sociais, v. 1, n. 01, p. 141-166, 2014.
VELAVAN, T. P.; MEYER, C. G. La epidemia de COVID-19. Trop Med Int Health, 2020.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
WHATSAPP. Disponível em:<http://www.whatsapp.com>.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).