PANDEMIA E A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO: QUAL O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL?

Resumen

Este estudo teve por objetivo analisar as atribuições dos professores de educação especial desenvolvidas nos âmbitos municipais, com vistas à efetivação do atendimento educacional especializado por meio do trabalho remoto. Configurou-se como um estudo de caso. A produção de dados aconteceu mediante a análise documental com base nas propostas de dois municípios situados na região metropolitana da Grande Vitória-ES. Ante a análise das propostas de implementação do ensino remoto e das atribuições dos professores de educação especial neste momento de pandemia, ficou perceptível a restrição de sua ação docente à produção e adaptação de atividades direcionadas aos alunos público-alvo da educação especial.

Biografía del autor/a

Amanda Costa Camizão, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora das redes municipais de Cariacica – ES e Vila Velha - ES.

Patricia Santos Conde, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santio (Ufes) na linha de pesquisa educação especial e processos inclusivos.  

Sonia Lopes Victor , Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). 

Citas

BRASIL, Parecer 05/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 set. 2020.

BRASIL, Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 27 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação.

CARIACICA (2020a), Espírito Santo. Diário oficial do Município de Cariacica, Edição n° 1301, de 14 de abril de 2020. Disponível em: https://www.cariacica.es.gov.br/static/files/diario/DI%C3%81RIO%20OFICIAL%2014-04-2020%20-%20EDI%C3%87%C3%83O%20N%C2%B0%201301-3%20(assinado).pdf Acesso em: 22 set. 2020.

CARIACICA (2020b), Espírito Santo. Diário Oficial do Município de Cariacica, Edição n° 1357, de 9 de julho de 2020. Disponível em: https://www.cariacica.es.gov.br/static/files/diario/DI%C3%81RIO%20OFICIAL%2009-07-2020%20-%20EDI%C3%87%C3%83O%20N%C2%B0%201357%20(assinado).pdf. Acesso em: 27 set. 2020.

CARIACICA (2020c), Espírito Santo. CIRCULAR INTERNA/SEME-GAB–PMC – Nº 242/2020, de 31 de julho de 2020.

CARIACICA, (2020d) (plataforma oficial). #Dever em Casa, 2020. Disponível em: https://sites.google.com/edu.cariacica.es.gov.br/portaldeveremcasa/inicio?authuser=0. Acesso em: 25 set. 2020.

CURY, Carlos Roberto Jamil; FERREIRA, Luis Antonio Miguel; FERREIRA, Luis Gustavo Fabris; REZENDE, Ana Mayra Samuel da Silva. Instituto Fabris Ferreira. O aluno com deficiência na pandemia. Disponível em: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/apmp-files-site/wp-content/uploads/2020/07/24145917/O-aluno-com-defici%C3%AAncia-na-pandemia-I.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas. 2008.

MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; FRANCO, Amélia do Rosário Santoro. Reflexões Pedagógicas em tempos de Pandemia: Análise do Parecer 05/2020. Revista Olhar de professor. Ponta Grossa, v. 23. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16011/209209213645. Acesso em: 25 set. 2020.

PADILHA, Anna Maria Lunardi. Possibilidades de Histórias ao contrário: ou como desencaminhar o aluno da classe especial. São Paulo: Plexus, 2015.

PRAUN, Luci. A Espiral da Destruição: legado neoliberal, pandemia e precarização do trabalho. Revista Trabalho, Educação e Sociedade. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-7746202000030030. Acesso em: 10 set. 2020.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

VAZ, Kamille. Professor, Profissional ou Educador: a Concepção de Professor de Educação Especial nas Produções Acadêmicas do Campo Específico da Educação Especial (2000-2016). Rev. bras. educ. espec., Bauru, v. 25, n. 1, p. 101-116, mar. 2019. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141365382019000100101&lng=en&nrm=iso>. Access on 24 Sept. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/s141365382519000100007.

VILA VELHA (2020b), Espírito Santo. Diário oficial do município de Vila Velha. Edição nº 951, de 03 de junho de 2020. Portaria nº 009/2020 [...]. Disponível em: https://www.vilavelha.es.gov.br/diariooficial/ConsultaDiario.aspx?texto. Acesso em: 25 set. 2020.

VILA VELHA, (2020a) (site oficial). Plataforma Conectados da Vila, 2020. Disponível em: https://sites.google.com/view/conectadosdavila. Acesso em: 25 set. 2020.

Publicado
2022-06-24