PANDEMIA E A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO: QUAL O PAPEL DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL?
Abstract
Este estudo teve por objetivo analisar as atribuições dos professores de educação especial desenvolvidas nos âmbitos municipais, com vistas à efetivação do atendimento educacional especializado por meio do trabalho remoto. Configurou-se como um estudo de caso. A produção de dados aconteceu mediante a análise documental com base nas propostas de dois municípios situados na região metropolitana da Grande Vitória-ES. Ante a análise das propostas de implementação do ensino remoto e das atribuições dos professores de educação especial neste momento de pandemia, ficou perceptível a restrição de sua ação docente à produção e adaptação de atividades direcionadas aos alunos público-alvo da educação especial.
References
BRASIL, Parecer 05/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 set. 2020.
BRASIL, Resolução Nº 4, de 2 de outubro de 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 27 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação.
CARIACICA (2020a), Espírito Santo. Diário oficial do Município de Cariacica, Edição n° 1301, de 14 de abril de 2020. Disponível em: https://www.cariacica.es.gov.br/static/files/diario/DI%C3%81RIO%20OFICIAL%2014-04-2020%20-%20EDI%C3%87%C3%83O%20N%C2%B0%201301-3%20(assinado).pdf Acesso em: 22 set. 2020.
CARIACICA (2020b), Espírito Santo. Diário Oficial do Município de Cariacica, Edição n° 1357, de 9 de julho de 2020. Disponível em: https://www.cariacica.es.gov.br/static/files/diario/DI%C3%81RIO%20OFICIAL%2009-07-2020%20-%20EDI%C3%87%C3%83O%20N%C2%B0%201357%20(assinado).pdf. Acesso em: 27 set. 2020.
CARIACICA (2020c), Espírito Santo. CIRCULAR INTERNA/SEME-GAB–PMC – Nº 242/2020, de 31 de julho de 2020.
CARIACICA, (2020d) (plataforma oficial). #Dever em Casa, 2020. Disponível em: https://sites.google.com/edu.cariacica.es.gov.br/portaldeveremcasa/inicio?authuser=0. Acesso em: 25 set. 2020.
CURY, Carlos Roberto Jamil; FERREIRA, Luis Antonio Miguel; FERREIRA, Luis Gustavo Fabris; REZENDE, Ana Mayra Samuel da Silva. Instituto Fabris Ferreira. O aluno com deficiência na pandemia. Disponível em: https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/apmp-files-site/wp-content/uploads/2020/07/24145917/O-aluno-com-defici%C3%AAncia-na-pandemia-I.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas. 2008.
MASCARENHAS, Aline Daiane Nunes; FRANCO, Amélia do Rosário Santoro. Reflexões Pedagógicas em tempos de Pandemia: Análise do Parecer 05/2020. Revista Olhar de professor. Ponta Grossa, v. 23. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16011/209209213645. Acesso em: 25 set. 2020.
PADILHA, Anna Maria Lunardi. Possibilidades de Histórias ao contrário: ou como desencaminhar o aluno da classe especial. São Paulo: Plexus, 2015.
PRAUN, Luci. A Espiral da Destruição: legado neoliberal, pandemia e precarização do trabalho. Revista Trabalho, Educação e Sociedade. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-7746202000030030. Acesso em: 10 set. 2020.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2013.
VAZ, Kamille. Professor, Profissional ou Educador: a Concepção de Professor de Educação Especial nas Produções Acadêmicas do Campo Específico da Educação Especial (2000-2016). Rev. bras. educ. espec., Bauru, v. 25, n. 1, p. 101-116, mar. 2019. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141365382019000100101&lng=en&nrm=iso>. Access on 24 Sept. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/s141365382519000100007.
VILA VELHA (2020b), Espírito Santo. Diário oficial do município de Vila Velha. Edição nº 951, de 03 de junho de 2020. Portaria nº 009/2020 [...]. Disponível em: https://www.vilavelha.es.gov.br/diariooficial/ConsultaDiario.aspx?texto. Acesso em: 25 set. 2020.
VILA VELHA, (2020a) (site oficial). Plataforma Conectados da Vila, 2020. Disponível em: https://sites.google.com/view/conectadosdavila. Acesso em: 25 set. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).