“QUANTAS VIDAS VOCÊ VAI SALVAR AGORA?” SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS EM TEMPOS DE COVID-19

Palavras-chave: Pandemia. Heterogeneidade Científica. Ciências Humanas e Sociais. Sociedade em Rede.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar uma discussão epistemológica que parte do pressuposto de que, em tempos de Covid-19, as Ciências Humanas e Sociais são igualmente importantes para acompanhar os efeitos do novo coronavírus na vida em sociedade. Embora as pesquisas voltadas para o desenvolvimento de medicamentos e de vacinas acabam sendo mais prestigiadas em tempos de pandemia, não podemos ignorar o quanto os fenômenos sociais também precisam ser investigados com base em uma análise que abarque o vasto conhecimento do campo das Ciências Humanas e Sociais. Assim, formulamos uma crítica aos equívocos com os quais o conceito de Ciência tem sido usado de forma prescritiva, problematizando publicações na rede social Twitter, muito usada pelo atual governo brasileiro na criação de hierarquias e distinções no campo científico. E argumentamos sobre a necessidade de compreender de forma significativa e socialmente referenciada a Ciência.

 

Biografia do Autor

Luciana Velloso, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ. 

Rosemary dos Santos, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora do Departamento de Formação de Professores da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da UERJ/FEBF e no Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) da UERJ.

Dilton Ribeiro Couto Junior, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Pós-doutorando (bolsista PNPD/CAPES) e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC) da UERJ/FEBF.

 

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Publicado
2022-06-24