APRENDER, BRINCAR E SE-MOVIMENTAR: REFLEXÕES EMERGENTES SOBRE DIREITOS, LIMITES E POTENCIALIDADES DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: Infância. Experiências. Se-movimentar. Pandemia.

Resumo

Este texto resulta de reflexões sobre os direitos, os limites e as potencialidades da educação pelo “se-movimentar” no âmbito da infância na complexidade do mundo atual. Deste contexto, emergem as considerações que são organizadas em três partes. A primeira faz uma abordagem revisitando conceitos que fundamentam o campo da educação em sentido amplo e relacionados aos direitos à educação das crianças. A segunda retoma os conceitos de experiência e saber da experiência aproximando-os a área de estudo da educação física, o movimento humano. E a terceira, fundamentada nestas perspectivas busca refletir sobre o brincar e o “se-movimentar” das crianças em um momento ímpar da história da sociedade contemporânea: a pandemia da COVID 19 em 2020. Destacam-se momentos que a crise tem gerado, caminhos e ações do processo em andamento e a necessidade de respeitar as especificidades e necessidades da infância, identificando as potencialidades existentes no contexto atual.

Biografia do Autor

Andréia Paula Basei, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional do Vale do Ívai (UEM).

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Publicado
2022-03-03