APRENDER, BRINCAR E SE-MOVIMENTAR: REFLEXÕES EMERGENTES SOBRE DIREITOS, LIMITES E POTENCIALIDADES DAS CRIANÇAS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Abstract
Este texto resulta de reflexões sobre os direitos, os limites e as potencialidades da educação pelo “se-movimentar” no âmbito da infância na complexidade do mundo atual. Deste contexto, emergem as considerações que são organizadas em três partes. A primeira faz uma abordagem revisitando conceitos que fundamentam o campo da educação em sentido amplo e relacionados aos direitos à educação das crianças. A segunda retoma os conceitos de experiência e saber da experiência aproximando-os a área de estudo da educação física, o movimento humano. E a terceira, fundamentada nestas perspectivas busca refletir sobre o brincar e o “se-movimentar” das crianças em um momento ímpar da história da sociedade contemporânea: a pandemia da COVID 19 em 2020. Destacam-se momentos que a crise tem gerado, caminhos e ações do processo em andamento e a necessidade de respeitar as especificidades e necessidades da infância, identificando as potencialidades existentes no contexto atual.
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