RELAÇÕES E CONFLITOS ENTRE MENINOS E MENINAS NO ÂMBITO ESCOLAR: UM ESTUDO DE GÊNERO

Resumen

Essa pesquisa teve o objetivo de identificar a natureza dos conflitos de gênero que ocorrem entre meninos e meninas, bem como a forma como as meninas reagem diante de situações de conflitos com os meninos. Trata-se de uma pesquisa básica qualitativa, realizada com meninos e meninas de 09 a 10 anos do 5º ano de uma escola de tempo integral, situada no município de Palmas, Tocantins. A coleta de dados deu-se a partir da observação não participante e, como indicadores de análise, foram observados o tom de voz, imposições e reações, bem como aspectos não verbais, como expressões faciais e corporais. Nota-se certa preocupação da escola em evitar conflitos entre meninos e meninas, o que dificulta a possibilidade de aprendizagem desses sujeitos sobre como lidar com os próprios conflitos, inclusive os de gênero.

Biografía del autor/a

Kelly Cristina Viana da Silva, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Graduanda do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Bolsista PIBIC 2018/2019.

Mariany Almeida Montino, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Professora e Pesquisadora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).  Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da  Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

 

Citas

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Publicado
2022-01-28