GESTÃO EMPRESARIAL APLICADA A EMPRESAS DE TECNOLOGIA
Resumen
O projeto comanda como seu objetivo geral a explicação de condições sobre gestão empresarial e seus proventos estratégicos, assim como regular dados bibliográficos condizente com a sucessão e contextualização desta aplicada a empresas de tecnologia. A metodologia que foi usada, assim como, o embasamento presente neste trabalho, é um estudo descritivo e teve seu progresso experiente na metodologia bibliográfica, na qual foi possível escavar o conteúdo a partir de livros, artigos, revistas e reportagens, usando como principais bases de dados Scielo, Scholar e Capes. A fusão dos artigos foi efetivada com a apreciação dos títulos e dos resumos. As propriedades de posicionamento dos artigos, a princípio para a verificação levaram em consideração posicionamentos em português e inglês com impressões feitas entre 2000 e 2008. Entre as literaturas selecionadas, destacaram-se os escritores: Albano (2001); Alvarez e Urla (2002); Mansur (2007); Moraes; et al. (2004). A exposição das perspectivas de gestão empresarial concede uma extensão muito maior sobre a perspectiva de cada indicação. Enaltecendo de forma esclera e expressa o protótipo, estimulando dessa forma, uma apreensão abundantemente completa sobre o impasse de pesquisa exposto na introdução.
Citas
ALBANO, C.S. Problemas e ações na adoção de novas tecnologias de informação: um estudo em cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS, 2001.
ALVAREZ, R.; URLA, J. Tell me a good story: using narrative analysis to examine information requirements interviews during ERP implementation. Database for Advances in Information Systems, 2002.
AUDY, J.L.N.; et al. Modelo de planejamento estratégico de sistemas de informação: a visão do processo decisório e o papel da aprendizagem organizacional Florianópolis: ANPAD, 2000.
BATISTA, E.O. Sistema de Informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2004.
EVGENIOU, T. CARTWRIGHT, P. Barriers to information management. European Management Journal, 2005.
FERNANDES, A.A.; ABREU, V.F. Implantando a governança de TI: da estratégia à gestão dos processos e serviços. Rio de Janeiro: Brasport, 2008.
FREIRE, J.E. Uma abordagem sobre os colaboradores na atual sociedade da informação. Universidade de São Paulo, 2000.
LAI, S.L. An integration of systems science methods and object-oriented analysis for determining organizational information requirements. Systems Research and Behavioral Science, 2000.
LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2001.
LAUDON, K.C.; LAUDON, J.P. Sistemas de informação gerencias: administrando a empresa digital. São Paulo: Prentice-Hall, 2004.
MANSUR, R. Governança de TI: metodologia, frameworks e melhores práticas. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.
MORAES, G.D.; et al. A Tecnologia da Informação como suporte à gestão da informação na pequena empresa. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, 2004.
O’BRIEN, J.A. Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo: Saraiva, 2003.
OLIVEIRA, D.P.R. Sistemas, organizações e métodos: uma abordagem gerencial. São Paulo, 2002.
O`BRIEN, J.A. Sistema de informação e as decisões gerenciais na era da internet. São Paulo: Saraiva, 2001.
PAPA FILHO, S.; VANALLE, R.M. O uso da informação como recurso estratégico de tomada de decisão. Paraná: ABEPRO, 2002.
REZENDE, Y. Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual. São Paulo: Caderno de Pesquisas em Administração, 2001.
SANTOS, E.M. Aprisionamento tecnológico: novos desafios da gestão das estratégias organizacionais na era da informação. São Paulo: Caderno de Pesquisas em Administração, 2001.
SANTOS, M. Práticas de gerenciamento estratégico da informação: como as empresas brasileiras estão utilizando a informação para a competitividade. Curitiba: ANPAD, 2004.
TORQUATO, P.R.G.; SILVA, G.P. Tecnologia e estratégia: uma abordagem analítica e prática. São Paulo: Revista de Administração, 2000.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).