FANDANGO COMO ATOS DE CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ‘DESPERTANDO O CAIÇARA’ NO CMEI ARCELINA ANA DE PINA DA ILHA DOS VALADARES, PARANÁ

Resumen

Este relato de experiência apresenta a perspectiva curricular e os atos do currículo do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Arcelina Ana de Pina, fundados na constituição das relações entre infâncias e o Patrimônio Cultural do Brasil, o Fandango Caiçara (IPHAN, 2015). O CMEI está situado na Ilha dos Valadares, região periférica de Paranaguá, no estado Paraná. Esta é uma pesquisa histórica do tempo presente, de cunho qualitativo, que privilegiou a análise e interpretação do Projeto Político Pedagógico do CMEI e de diferentes produções. Baseou-se na história oral temática, pois possibilitou uma melhor compreensão de proposições pedagógicas do CMEI Arcelina Ana de Pina com base no projeto de fandango. A imersão a campo aconteceu no período de setembro a dezembro de 2015 na Ilha dos Valadares, município de Paranaguá. Concluímos que, o currículo do CMEI Arcelina Ana de Pina fundamenta-se na alteridade, na transformação, articulado ao outro - ator curriculante (crianças, família, mestres e aprendizes caiçaras) e implicado em temporalidade e historicidade das infâncias entrecruzadas com o Fandango - manifestação cultural reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil (IPHAN, 2015).

Biografía del autor/a

Thais de Jesus Ferreira, UFBA

Doutorado em Educação, Universidade Federal da Bahia. 

Citas

ANPED. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. 133 p.; v.1. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios. Acesso em: agosto 2019.
FERREIRA, Thais de Jesus. Fandango Paranaense da Ilha dos Valadares: processos de tradução cultural e aprendizagem inventiva na dança. Dissertação de mestrado, PPGDANÇA, 2016.
FREIRE, Paulo. Conscientização. Tradução de Tiago José Risi Leme. São Paulo: Cortez, 2016.
_______. Educação e mudança. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
HERMANN, Nadja. Ética. In: Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. p. 18-23; v.1. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios. Acesso em: agosto 2019.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Fandango Caiçara: Caburé, 2015.
MACEDO, Roberto Sidnei. A etnopesquisa crítica multirreferencial: nas ciências humanas e na educação. 2. ed. EDUFBA, 2004. 397 p.
______. Chrysallís Currículo e Complexidade – a perspectiva crítico-multirreferencial e o currículo contemporâneo. Roberto Sidnei Macedo – Salvador, EDUFBA – 197 p. 2002.
______. Um rigor outro - sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa – educação e ciências humanas. Roberto Sidnei Macedo; Dante Galeff; Álamo Pimentel. Prefácio Remi Hess – Salvador, EDUFBA – 174 p, 2009.
______. A etnopesquisa implicada – pertencimento, criação de saberes e afirmação. Roberto Sidnei Macedo. Brasília: Líber Livros, 168 p. 2012.
______. Atos de currículos: uma incessante atividade etnometódica e fonte de análise de práticas curriculares- Universidade Federal da Bahia, EDUFBA, 2013.
PEREIRA, Paula da Silva Inácio. O projeto político pedagógico do centro municipal de educação infantil “Arcelina Ana de Pina”: as cores nos direcionam. PPGE/UFPR, 2016.
Projeto Político Pedagógico – Centro Municipal de Educação Infantil Arcelina Ana de Pina, Ilha dos Valadares, Paranaguá, 2015.
TORRES, M. A. A paisagem sonora da Ilha dos Valadares: percepção e memóriana construção do espaço. 152 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Setor de Ciências da Terra, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009. Disponível em:http://dspace.c3sl.ufpr.br:8080. Acesso em: ago 2019.
Publicado
2021-04-14