FANDANGO COMO ATOS DE CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ‘DESPERTANDO O CAIÇARA’ NO CMEI ARCELINA ANA DE PINA DA ILHA DOS VALADARES, PARANÁ
Abstract
Este relato de experiência apresenta a perspectiva curricular e os atos do currículo do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Arcelina Ana de Pina, fundados na constituição das relações entre infâncias e o Patrimônio Cultural do Brasil, o Fandango Caiçara (IPHAN, 2015). O CMEI está situado na Ilha dos Valadares, região periférica de Paranaguá, no estado Paraná. Esta é uma pesquisa histórica do tempo presente, de cunho qualitativo, que privilegiou a análise e interpretação do Projeto Político Pedagógico do CMEI e de diferentes produções. Baseou-se na história oral temática, pois possibilitou uma melhor compreensão de proposições pedagógicas do CMEI Arcelina Ana de Pina com base no projeto de fandango. A imersão a campo aconteceu no período de setembro a dezembro de 2015 na Ilha dos Valadares, município de Paranaguá. Concluímos que, o currículo do CMEI Arcelina Ana de Pina fundamenta-se na alteridade, na transformação, articulado ao outro - ator curriculante (crianças, família, mestres e aprendizes caiçaras) e implicado em temporalidade e historicidade das infâncias entrecruzadas com o Fandango - manifestação cultural reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil (IPHAN, 2015).
References
FERREIRA, Thais de Jesus. Fandango Paranaense da Ilha dos Valadares: processos de tradução cultural e aprendizagem inventiva na dança. Dissertação de mestrado, PPGDANÇA, 2016.
FREIRE, Paulo. Conscientização. Tradução de Tiago José Risi Leme. São Paulo: Cortez, 2016.
_______. Educação e mudança. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
HERMANN, Nadja. Ética. In: Ética e pesquisa em Educação: subsídios. Rio de Janeiro: ANPEd, 2019. p. 18-23; v.1. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios. Acesso em: agosto 2019.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Fandango Caiçara: Caburé, 2015.
MACEDO, Roberto Sidnei. A etnopesquisa crítica multirreferencial: nas ciências humanas e na educação. 2. ed. EDUFBA, 2004. 397 p.
______. Chrysallís Currículo e Complexidade – a perspectiva crítico-multirreferencial e o currículo contemporâneo. Roberto Sidnei Macedo – Salvador, EDUFBA – 197 p. 2002.
______. Um rigor outro - sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa – educação e ciências humanas. Roberto Sidnei Macedo; Dante Galeff; Álamo Pimentel. Prefácio Remi Hess – Salvador, EDUFBA – 174 p, 2009.
______. A etnopesquisa implicada – pertencimento, criação de saberes e afirmação. Roberto Sidnei Macedo. Brasília: Líber Livros, 168 p. 2012.
______. Atos de currículos: uma incessante atividade etnometódica e fonte de análise de práticas curriculares- Universidade Federal da Bahia, EDUFBA, 2013.
PEREIRA, Paula da Silva Inácio. O projeto político pedagógico do centro municipal de educação infantil “Arcelina Ana de Pina”: as cores nos direcionam. PPGE/UFPR, 2016.
Projeto Político Pedagógico – Centro Municipal de Educação Infantil Arcelina Ana de Pina, Ilha dos Valadares, Paranaguá, 2015.
TORRES, M. A. A paisagem sonora da Ilha dos Valadares: percepção e memóriana construção do espaço. 152 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Setor de Ciências da Terra, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009. Disponível em:http://dspace.c3sl.ufpr.br:8080. Acesso em: ago 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).