SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES DISCENTES INICIAIS

Resumen

O estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE, com o objetivo de compreender os saberes docentes necessários ao ensino de Geografia. Inserida em uma abordagem qualitativa de investigação do tipo estudo de caso, a pesquisa recorreu às revisões bibliográfica e documental e à aplicação de questionário aberto como procedimento de apreensão de dados, em que os sujeitos participantes foram cinco licenciandos em Geografia do IFCE/Campus Quixadá. Os resultados evidenciam certas perspectivas ampliadas e reflexivas sobre os saberes docentes quanto às dimensões plural e temporal e indicam ainda desafios, incompreensões e distanciamentos quanto à pertinência formativa dos conhecimentos didático-pedagógicos. Assim, constata-se a premente necessidade de práticas docentes e de reestruturação curricular sistemáticas no que diz respeito à relação entre a formação específica e a didático-pedagógica, entre a formação inicial e entre a prática profissional docente mediada pelos múltiplos saberes.

Biografía del autor/a

Daniele Cariolano da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE Campus Quixadá. 

Claudeth da Silva Lemos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Intérprete de Libras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Câmpus Quixadá.

 

Jacques Therrien, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Pedagogia - Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro (1972), mestrado em Filosofia - Université de Montréal, Canada (1964), graduação em Teologia Pastoral - Colégio Máximo Cristo Rei, Brasil (1969), mestrado em Educação - Cornell University (1976), e doutorado em Educação - Cornell University, USA (1979). Tem pós-doutorado na Université Laval, Canada (1992) e na Universitat de Valencia, Espanha (2007). Pesquisador Sênior do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa 'Saber e Prática Social do Educador'. Professor titular aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC) onde foi Diretor da Faculdade de Educação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação. É professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Pro-Reitor de Ensino de Graduação da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB-CE). Participou de comitês de educação no CNPq, CAPES, FUNCAP e INEP/MEC. Sua experiência na área de educação predomina no campo do Saber Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia, formação docente, trabalho docente, epistemologia da prática docente, racionalidade pedagógica, aprendizagem, educação no campo e política educacional. 

Citas

ALVES MAZZOTTI, Alda Judith. A revisão da bibliografia em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas / Cortez, n. 81, p. 53-60, 1992. Disponível: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/990. Acesso em: 04/08/2019.
BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível: Acesso em: 20/08/2019.
BRASIL. Resolução CNE/CES 14, de 13 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Geografia. Disponível: Acesso em: 15/08/2019.
BRASIL. Parecer CNE/CES 492/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Disponível: Acesso em: 15/08/2019.
BRASIL. Parecer CNE/CES 1363/2001. Retificação do Parecer CNE/CES 492/2001, que trata da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Disponível: Acesso em: 17/08/2019.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2006.
CANDAU, Vera Maria (Org.). A didática em questão. 20ª edição. Petrópolis - RJ: Editora Vozes, 2001.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de. [et al]. Didática e docência: aprendendo a profissão. 3ª edição. Brasília: Liber Livro, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed.São Paulo: Editora Atlas, 2008.
LEAL, Guaraciara Barros el al. O estudo de caso na pesquisa educacional. In: NUNES, João Batista Carvalho; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; Farias, Isabel Maria Sabino de. (Org.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, p. 61-78, 2011.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Selma Garrido. Didática: teoria e pesquisa (Orgs). Araraquara, SP: Junqueira e Marin, 2015.
PIMENTA, Selma. Garrido. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 6ª edição. São Paulo: Cortez, 1997.
PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre, RS: Editora Penso, 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis – RJ: Vozes, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED, n. 13, Jan/Fev/Mar/Abr, 2000, p.5-24.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação. Porto Alegre, v.1, n. 4, 1991, p. 215-233.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
Publicado
2021-07-22