SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES DISCENTES INICIAIS
Abstract
O estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE, com o objetivo de compreender os saberes docentes necessários ao ensino de Geografia. Inserida em uma abordagem qualitativa de investigação do tipo estudo de caso, a pesquisa recorreu às revisões bibliográfica e documental e à aplicação de questionário aberto como procedimento de apreensão de dados, em que os sujeitos participantes foram cinco licenciandos em Geografia do IFCE/Campus Quixadá. Os resultados evidenciam certas perspectivas ampliadas e reflexivas sobre os saberes docentes quanto às dimensões plural e temporal e indicam ainda desafios, incompreensões e distanciamentos quanto à pertinência formativa dos conhecimentos didático-pedagógicos. Assim, constata-se a premente necessidade de práticas docentes e de reestruturação curricular sistemáticas no que diz respeito à relação entre a formação específica e a didático-pedagógica, entre a formação inicial e entre a prática profissional docente mediada pelos múltiplos saberes.
References
BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível: Acesso em: 20/08/2019.
BRASIL. Resolução CNE/CES 14, de 13 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Geografia. Disponível: Acesso em: 15/08/2019.
BRASIL. Parecer CNE/CES 492/2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Disponível: Acesso em: 15/08/2019.
BRASIL. Parecer CNE/CES 1363/2001. Retificação do Parecer CNE/CES 492/2001, que trata da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Disponível: Acesso em: 17/08/2019.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2006.
CANDAU, Vera Maria (Org.). A didática em questão. 20ª edição. Petrópolis - RJ: Editora Vozes, 2001.
FARIAS, Isabel Maria Sabino de. [et al]. Didática e docência: aprendendo a profissão. 3ª edição. Brasília: Liber Livro, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed.São Paulo: Editora Atlas, 2008.
LEAL, Guaraciara Barros el al. O estudo de caso na pesquisa educacional. In: NUNES, João Batista Carvalho; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; Farias, Isabel Maria Sabino de. (Org.). Pesquisa científica para iniciantes: caminhando no labirinto. Fortaleza: EdUECE, p. 61-78, 2011.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARIN, Alda Junqueira; PIMENTA, Selma Garrido. Didática: teoria e pesquisa (Orgs). Araraquara, SP: Junqueira e Marin, 2015.
PIMENTA, Selma. Garrido. (Org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 6ª edição. São Paulo: Cortez, 1997.
PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre, RS: Editora Penso, 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis – RJ: Vozes, 2010.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED, n. 13, Jan/Fev/Mar/Abr, 2000, p.5-24.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação. Porto Alegre, v.1, n. 4, 1991, p. 215-233.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).