SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS AO ENSINO DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES DISCENTES INICIAIS

Palavras-chave: Saberes. Formação inicial. Prática docente.

Resumo

O estudo foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE, com o objetivo de compreender os saberes docentes necessários ao ensino de Geografia. Inserida em uma abordagem qualitativa de investigação do tipo estudo de caso, a pesquisa recorreu às revisões bibliográfica e documental e à aplicação de questionário aberto como procedimento de apreensão de dados, em que os sujeitos participantes foram cinco licenciandos em Geografia do IFCE/Campus Quixadá. Os resultados evidenciam certas perspectivas ampliadas e reflexivas sobre os saberes docentes quanto às dimensões plural e temporal e indicam ainda desafios, incompreensões e distanciamentos quanto à pertinência formativa dos conhecimentos didático-pedagógicos. Assim, constata-se a premente necessidade de práticas docentes e de reestruturação curricular sistemáticas no que diz respeito à relação entre a formação específica e a didático-pedagógica, entre a formação inicial e entre a prática profissional docente mediada pelos múltiplos saberes.

Biografia do Autor

Daniele Cariolano da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE Campus Quixadá. 

Claudeth da Silva Lemos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Intérprete de Libras no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Câmpus Quixadá.

 

Jacques Therrien, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Possui graduação em Pedagogia - Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro (1972), mestrado em Filosofia - Université de Montréal, Canada (1964), graduação em Teologia Pastoral - Colégio Máximo Cristo Rei, Brasil (1969), mestrado em Educação - Cornell University (1976), e doutorado em Educação - Cornell University, USA (1979). Tem pós-doutorado na Université Laval, Canada (1992) e na Universitat de Valencia, Espanha (2007). Pesquisador Sênior do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa 'Saber e Prática Social do Educador'. Professor titular aposentado da Universidade Federal do Ceará (UFC) onde foi Diretor da Faculdade de Educação e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação. É professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi Pro-Reitor de Ensino de Graduação da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB-CE). Participou de comitês de educação no CNPq, CAPES, FUNCAP e INEP/MEC. Sua experiência na área de educação predomina no campo do Saber Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia, formação docente, trabalho docente, epistemologia da prática docente, racionalidade pedagógica, aprendizagem, educação no campo e política educacional. 

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Publicado
2021-07-22