TERRITÓRIOS LINGUÍSTICOS E PARADIGMA(S) CIENTÍFICO(S) GRAMATICAL(IS) QUE CONTEMPLEM A RELAÇÃO PARADOXAL ENTRE A NECESSIDADE DE UM PADRÃO E A REALIDADE LINGUÍSTICA MUTÁVEL

Palavras-chave: Território. Língua portuguesa. Paradoxo.

Resumo

Este artigo discute sobre os contatos entre os territórios linguísticos, especialmente aqueles que contornam a língua portuguesa, caracterizando-a como multiterritorial e sobre as relações de poder que perpassam a dinâmica social desses territórios, fazendo convergir as intencionalidades e objetivos de suas ações. Busca-se, assim, relacionar os conceitos de território e multiterritorialidade trazidos por distintas óticas ao conflituoso e paradoxal envolvimento dos territórios linguístico-gramaticais da língua portuguesa-brasileira, em sua ordem constitucional, histórica e científica. Para tanto, discorre-se também sobre as relações de poder que envolvem esses fenômenos e esboça um breve histórico da (trans)formação da língua portuguesa e de seus processos de gramatização no âmbito científico. Como embasamentos teóricos, partilha-se das proposições de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Maria Helena de Moura Neves, François Zourabichvili, Alvarez e Passos, entre outros. Como resultado dessa produção, pretende-se construir e contribuir com uma reflexão em torno da complexidade de desenvolver um processo de normatização gramatical frente à heterogeneidade linguística do país, ao criar um movimento paradoxal entre a manutenção de um suposto padrão linguístico e a realidade livre das expressões linguísticas.

Biografia do Autor

Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui pós-doutorado em Letras pela Universidade da Beira Interior - Portugal (2015). É professor na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), (Curso de Letras e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura).

Priscila Venâncio Costa, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). (Bolsista CAPES). Professora efetiva da Rede Municipal de Araguaína - TO. 

Rosélia Sousa Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). É doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Servidora Pública Federal. 

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Publicado
2022-05-17