OS REFLEXOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: O OLHAR BAUMANIANO E SENNETTIANO SOBRE ESSES NOVOS TEMPOS

Resumen

O presente artigo socializa a leitura dos reflexos da pandemia no ambiente da educação. Propõe-se a problematização das questões atuais dos processos educacionais com relação às vivências de distanciamento e suas conotações.  O estudo de cunho qualitativo e de caráter bibliográfico tem como principais referências Bauman (2001/2008a/2008b/2009/2013) e Sennett (2012a/2012b). Os conceitos baumanianos e sennettianos contribuem para tal, entendendo esse processo como construção do homem líquido-moderno aberto para a cooperação dialógica, constituindo-se em um ambiente empático. O fio condutor parte da percepção de que deixamos de viver a condição da sociedade moderna para vivenciarmos na Modernidade Líquida, a prática da fluidez, da liquidez e do consumo. Sendo assim, a perspectiva educacional, com base nesses conceitos, necessita de espaços em que reflita suas ações, para propor-se a novas constituições de saberes que alavanquem as aprendizagens, no contexto atual.

Biografía del autor/a

Carlos Marcelo Cavalheiro Félix, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional de Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). 

Citas

BAUMAN, Zygmunt. Desafios pedagógicos e modernidade líquida: entrevista de Alba Porcheddu sobre a educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 137, p. 661-684, maio/ago. 2009.

BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008a.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Trad. de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BAUMAN, Zygmunt. Sobre educação e juventude: conversas com Ricardo Mazzeo. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Trad. de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2008b.

BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.

SANTOS, Tarcyane Cajueiro. A sociedade de consumo, os media e a comunicação nas obras iniciais de Jean Baudrillard. Revista Galáxia, São Paulo, n. 21, p.125-136, jun. 2011.

SENNETT, Richard. A Corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Trad. Marcos Santarrita. 1 ed. Rio de Janeiro: BestBolso, 2012a.

SENNETT, Richard. JUNTOS. Os rituais, os prazeres e a política da cooperação. Rio de Janeiro: RECORD, 2012b.

Publicado
2022-06-24