FATORES ORGANIZACIONAIS E LABORAIS RELACIONADOS AO BURNOUT: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Resumen

O estresse contínuo no ambiente laboral pode ocasionar a Síndrome de Burnout, interferindo na qualidade do trabalho. O objetivo desta pesquisa foi identificar os fatores relacionados à SB, bem como seus antecedentes, considerando contexto laboral e organizacional em professores de Educação Física. Realizou-se um estudo transversal descritivo a partir da aplicação de um questionário sociodemográfico e o Questionário de Burnout para Professores Revisado (CBP-R). Os dados foram analisados no SPSS 20.0. Foi realizado o teste Análise de Clusters para identificar os grupos de professores considerando as dimensões do constructo da Síndrome de Burnout. Nas comparações entre os grupos foi usado o teste de Mann-Whitney e de Friedman. Foi realizada ainda a correlação de Spearman na comparação entre as dimensões do instrumento, para cada cluster. Para todas as análises foi empregado o nível de significância de 5%. As dimensões com maiores índices positivos foram o Reconhecimento Profissional, o Estresse e as Condições Organizacionais, sendo elas preponderantes para o possível adoecimento através do Burnout. Já as dimensões da Despersonalização e Preocupações Profissionais, foram as dimensões com menores índices no estudo, já a dimensão com maior correlação junto as demais foi a Exaustão Emocional.

Biografía del autor/a

José Antonio Bicca Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Myriane Rosa da Rosa, Prefeitura Municipal de Pelotas

Mestre em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Mariangela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). 

Jorge Both, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Educação Física, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). 

Citas

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Publicado
2021-08-26